Adubos verdes e doses de nitrogênio em cobertura na cultura do trigo sob plantio direto

Autores

  • Anísio da Silva Nunes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Luiz Carlos Ferreira de Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Antonio Carlos Tadeu Vitorino Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leandro Henrique de Souza Mota Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1375

Palavras-chave:

Adubação nitrogenada, Crotalária, Ervilhaca peluda, Triticum aestivum.

Resumo

A adubação verde ainda é uma prática pouco utilizada na cultura do trigo, embora proporcione benefícios do ponto de vista econômico e da preservação dos recursos naturais. Este estudo foi realizado em Dourados-MS, Brasil, com o objetivo de avaliar o efeito do cultivo de crotalária (Crotalaria juncea) e ervilhaca peluda (Vicia villosa) como adubos verdes, associados a doses de nitrogênio mineral em cobertura, no desempenho agronômico do trigo em sistema plantio direto. Os tratamentos foram constituídos pelos adubos verdes, um tratamento-testemunha em pousio e seis doses de nitrogênio mineral em adubação de cobertura do trigo: zero, 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1, utilizando-se a ureia como fonte de nitrogênio. Foram realizadas avaliações de massa seca das coberturas vegetais, teores de nitrogênio na parte aérea dos adubos verdes e nas folhas de trigo, altura de plantas, número de perfilhos produtivos, massa de mil grãos, peso hectolitro e produtividade. Verificou-se que o cultivo de adubos verdes antecedendo a semeadura do trigo promove acréscimos significativos na produtividade da cultura, especialmente quando cultivado em sucessão à crotalária. A resposta do trigo à aplicação de nitrogênio mineral variou em função da cultura antecessora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anísio da Silva Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Engº Agrº, MSc. Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD Faculdade de Ciências Agrárias Rodovia Dourados à Itahum, km 12 - Caixa Postal 533 CEP 79804-970. Dourados, MS.

Luiz Carlos Ferreira de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof. Dr. da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD.

Antonio Carlos Tadeu Vitorino, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof. Dr. da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD.

Leandro Henrique de Souza Mota, Universidade Federal da Grande Dourados

Engº Agrº, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD Faculdade de Ciências Agrárias Rodovia Dourados à Itahum, km 12 - Caixa Postal 533 CEP 79804-970. Dourados, MS.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Nunes, A. da S., Souza, L. C. F. de, Vitorino, A. C. T., & Mota, L. H. de S. (2011). Adubos verdes e doses de nitrogênio em cobertura na cultura do trigo sob plantio direto. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1375–1384. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1375

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)