Utilização do fungo fitopatogenico Helminthosporíum euphorbiae no controle de Euphorbia heterophylta

Autores

  • Tânia Aparecida da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • José Tadashi Yorinorí Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Luzia Doretto Paccola-Meirelles Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p105

Palavras-chave:

Helminthosporíum, Amendoim-bravo, Toxina, Controle biológico.

Resumo

O gênero Helminthosporíum é conhecido por ser um importante fitopatógeno de culturas cerealícolas como o trigo, cevada, milho e arroz. As espécies são relatadas como produtoras de toxinas que causam vários tipos de lesões foliares, manchas e descolorações, ou ainda, podridão da raiz e danos no caule. Entretanto, a espécie H. euphorbiae (Bipolaris euphorbiae) atualmente tem sido estudada, por realizar o controle biológico do amendoim-bravo ou leiteiro (Euphorbia heterophylla), uma invasora comum de culturas de soja que causa consideráveis prejuízos, levando a um constante uso de herbicidas químicos, acarretando um aumento nos custos de produção. O amendoim-bravo compete com a soja pela água, luz e por nutrientes, podendo, também reduzir a qualidade do grão por conferir a umidade do talo que permanece verde na época da maturação da soja e vai misturado com o grão colhido. O patógeno H. euphorbiae causa a completa desfolha da planta, tanto quando aplicado nas áreas de cultura como um herbicida comum, como quando aplicado somente o filtrado do meio de cultivo sobre folhas sadias. Este efeito é obtido devido à capacidade do fungo em produzir uma fitotoxina altamente específica e excretada extracelularmente, que provoca manchas foliares na planta daninha. O obetivo deste trabalho foi revisar o conhecimento atual sobre a espécie H. euphorbiae como agente biológico para o controle de pragas e o modo de ação de outras espécies de Helminthosporíum que causam importantes doenças em culturas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tânia Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Biologia Geral, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina. Caixa Postal 6001, Londrina, PR. CEP 86.051-990.

José Tadashi Yorinorí, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

 

EMBRAPA / CNPSo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Centro Nacional de Pesquisa de Soja), Caixa Postal 231, Londrina, PR CEP 86.051-990.

Luzia Doretto Paccola-Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

 

Departamento de Biologia Geral, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina. Caixa Postal 6001, Londrina, PR. CEP 86.051-990.

Downloads

Publicado

1996-01-19

Como Citar

Silva, T. A. da, Yorinorí, J. T., & Paccola-Meirelles, L. D. (1996). Utilização do fungo fitopatogenico Helminthosporíum euphorbiae no controle de Euphorbia heterophylta. Semina: Ciências Agrárias, 17(1), 105–111. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p105

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)