Alimentos funcionais: uma nova fronteira para o desenvolvimento de bebidas protéicas a base de soro de leite

Autores

  • Ana Carolina Baldissera Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabiana Della Betta Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Lúcia Barretto Penna Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Juliano De Dea Lindner Incorpore Foods

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1497

Palavras-chave:

Alimentos funcionais, Soro de leite, Bebidas protéicas, Inovação.

Resumo

Alimentos funcionais são definidos como aqueles que fornecem benefícios adicionais aos da alimentação. O mercado de alimentos com propriedades funcionais está em crescente expansão, apoiado por evidências científicas, que creditam o desenvolvimento de alimentos diferenciados. Esse segmento está relacionado às inovações, pois além dos tradicionais produtos funcionais lácteos e não lácteos, ganham espaço no mercado produtos inovadores como bebidas especiais para esportistas a base de soro de leite. Além da funcionalidade sobre a síntese protéica muscular, estas bebidas protéicas estão se inserindo em áreas como a da saciedade e da nutrição clínica. Assim, é possível afirmar que o soro de leite se diferencia como ingrediente de inovação em alimentos e bebidas, porque demonstra uma grande versatilidade tecnológica. Esta revisão objetiva fornecer uma visão geral sobre alimentos funcionais, enfatizando o segmento de bebidas a base de soro de leite. O sucesso desta nova abordagem nutricional está intimamente ligado à necessidade de identificar, caracterizar e desenvolver metodologias para medir e validar com maior precisão os relevantes marcadores funcionais, tornando-os de domínio público, além, é claro, da aceitação por parte do consumidor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Baldissera, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bolsista de Iniciação Científica. Departamento de Engenharia de Alimentos. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Fabiana Della Betta, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bolsista de Iniciação Científica. Departamento de Engenharia de Alimentos. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Ana Lúcia Barretto Penna, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Profª. do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Juliano De Dea Lindner, Incorpore Foods

Prof. do Departamento de Engenharia de Alimentos. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Baldissera, A. C., Betta, F. D., Penna, A. L. B., & Lindner, J. D. D. (2011). Alimentos funcionais: uma nova fronteira para o desenvolvimento de bebidas protéicas a base de soro de leite. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1497–1526. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1497

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)