Mangas das variedades espada, rosa e tommy atkins: compostos bioativos e potencial antioxidante

Autores

  • Enayde de Almeida Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cristiane Rodrigues de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1451

Palavras-chave:

Antioxidante, Mangifera indica L., Fitoquímicos bioativos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi quantificar o teor de ácido ascórbico, carotenóides e fenólicos totais e avaliar o potencial antioxidante de mangas das variedades Espada, Rosa e Tommy Atkins. As frutas foram desintegradas para obtenção da polpa, os resíduos resultantes desidratados, triturados e tamisados. Extratos hidroacetônico, hidrometanólico e aquoso, obtidos por processo de extração sequencial a partir da polpa fresca e do resíduo desidratado foram submetidos à determinação da capacidade de seqüestro do radical DPPH. A manga Espada e a Tommy Atkins apresentaram teor de carotenóides totais semelhante entre si, porém inferior ao da manga Rosa. A manga Tommy Atkins exibiu o menor teor de ácido ascórbico e a Espada o maior teor de fenólicos totais. O extrato hidroacetônico da polpa e do resíduo exibiu uma forte capacidade de seqüestro (superior a 80%).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Enayde de Almeida Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Nutrição, Profª Associado II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE. Profª permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE.

Cristiane Rodrigues de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Economia Doméstica pela UFRPE, Bolsista PIBIC/CNPq-UFRPE por 02 anos; mestranda do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Melo, E. de A., & Araújo, C. R. de. (2011). Mangas das variedades espada, rosa e tommy atkins: compostos bioativos e potencial antioxidante. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1451–1460. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1451

Edição

Seção

Artigos