Dinâmica populacional da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) em bovinos da raça Guzerá e mestiço em Selvíria, MS

Autores

  • Fabiana Alves de Almeida Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Carvalho Basso Universidade Estadual Paulista
  • Maria Conceição Zocoller Seno Universidade Estadual Paulista
  • Walter Veriano Valério Filho Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p157

Palavras-chave:

Dinâmica populacional, Mosca-dos-chifres, Bovinos

Resumo

Objetivando conhecer a dinâmica populacional da mosca-dos-chifres em bovinos no município de Selvíria, MS, foi conduzido um experimento no período de março de 2004 a junho de 2005 na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE), Unesp - Campus de Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria, MS. Foram utilizadas 15 vacas da raça Guzerá e 15 mestiças (Guzerá x Holandesa), de 3 a 4 anos, naturalmente infestadas. Durante o período experimental estes animais não receberam tratamento inseticida e a cada 14 dias foi realizada a contagem visual de moscas sobre a região cervico-dorso-lombar. Os resultados obtidos permitiram verificar que a mosca-dos-chifres apresentou dois picos de infestação durante o ano, um no mês de abril e o outro no mês de outubro. Nos meses de maior infestação, o número médio de moscas não ultrapassou a 104. Na comparação entre as raças, os meses em que houve diferença significativa foram abril, maio, agosto e setembro de 2004, e fevereiro, março e abril de 2005, com a raça mestiça sempre apresentando maior infestação. Na região estudada Haematobia irritans estava presente durante todo o ano.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Alves de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Biologia Geral e Aplicada, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fernanda Carvalho Basso, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Zootecnia, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Maria Conceição Zocoller Seno, Universidade Estadual Paulista

Professora Adjunta, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Walter Veriano Valério Filho, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor, Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Almeida, F. A. de, Basso, F. C., Seno, M. C. Z., & Valério Filho, W. V. (2010). Dinâmica populacional da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) em bovinos da raça Guzerá e mestiço em Selvíria, MS. Semina: Ciências Agrárias, 31(1), 157–162. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p157

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>