Filmes de amido: produção, propriedades e potencial de utilização

Autores

  • Suzana Mali Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Victória Eiras Grossmann Universidade Estadual de Londrina
  • Fábio Yamashita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p137

Palavras-chave:

Embalagens biodegradáveis, Biopolímeros, Amido, Propriedades mecânicas, Propriedades de barreira

Resumo

O interesse no emprego de matérias-primas provenientes de recursos renováveis para a produção de embalagens de alimentos vem crescendo. Dentre os biopolímeros mais promissores para este fim estão os amidos de diversas fontes botânicas, que são biodegradáveis, têm custo baixo e estão disponíveis em todo o mundo. Diante disto, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a caracterização e o potencial de utilização de filmes biodegradáveis a base de amido. Discute as propriedades mecânicas, de barreira e a cristalinidade dos filmes de amido e o efeito do uso de plastificantes sobre estas propriedades. As informações disponibilizadas mostram que existem grandes possibilidades de utilização destes materiais como embalagens de alimentos que, no entanto, dependem da produção de materiais mais estáveis às condições de armazenamento e do desenvolvimento de tecnologia de produção em escala industrial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzana Mali, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora e colaboradora em Projetos de Pesquisa na área de embalagens biodegradáveis de amido, orientadora do Mestrado em Biotecnologia Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da UEL. Revisora de periódicos nacionais e internacionais.

Maria Victória Eiras Grossmann, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Fábio Yamashita, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Mali, S., Grossmann, M. V. E., & Yamashita, F. (2010). Filmes de amido: produção, propriedades e potencial de utilização. Semina: Ciências Agrárias, 31(1), 137–156. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p137

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>