Manejo racional de resíduos da cultura do fumo (Nicotiana tabacum L.) para obtenção de composto orgânico

Autores

  • Dário Costa Primo Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco de Souza Fadigas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • José Carlos Ribeiro Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Carlos Daniel Seifert Schmidt Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Antonio Carlos Souza Borges Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1275

Palavras-chave:

Resíduo agrícola, Inoculantes, Compostagem.

Resumo

Os resíduos vegetais podem ser utilizados na produção de adubo orgânico por meio da compostagem. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de dois inoculantes sobre a velocidade de decomposição do resíduo da cultura do fumo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições, sendo o resíduo picado em picadeira e misturado aos inoculantes em betoneira. Foram avaliados os tratamentos: TF + EB + RB - talo de fumo, esterco bovino e rúmen bovino; TF + EB + MP - talo de fumo, esterco bovino e microsept-pó e TF + EB - talo de fumo e esterco bovino. A temperatura e a umidade das pilhas foram monitoradas semanalmente. As pilhas foram revolvidas a cada 07 dias, inicialmente e a seguir a cada 14 dias até os 60 dias. Aos trinta, sessenta e noventa dias, foi feita a coleta, para análise química, do material em compostagem. Entre vinte e quarenta dias as pilhas mantiveram temperatura entre 57 e 60 ºC. A mistura contendo rúmen bovino (RB) apresentou a menor temperatura após 40 dias. Ao final da compostagem a mistura contendo microsept-pó (MP) foi a que apresentou menor umidade. A relação C/N, do composto obtido, ficou entre 10/1 e 11/1. Os três tratamentos apresentaram pH fracamente alcalino na fase de cura. Pode-se considerar que 60 dias de compostagem são suficientes para a obtenção de um composto estabilizado a partir da mistura resíduo de fumo usando esterco, com ou sem a adição de inoculantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dário Costa Primo, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco. Av. Profº Luiz Freire nº. 1000, Cidade Universitária. CEP 50740-540- Recife, PE.

Francisco de Souza Fadigas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Dr. da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Campus Universitário, CEP 44380-000 Cruz das Almas, BA.

José Carlos Ribeiro Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Dr. da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Campus Universitário, CEP 44380-000 Cruz das Almas, BA.

Carlos Daniel Seifert Schmidt, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engº Agrº MSc. em irrigação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. Campus Universitário, CEP 44380-000 Cruz das Almas, BA.

Antonio Carlos Souza Borges Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenherio Agrônomo.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Primo, D. C., Fadigas, F. de S., Carvalho, J. C. R., Schmidt, C. D. S., & Borges Filho, A. C. S. (2011). Manejo racional de resíduos da cultura do fumo (Nicotiana tabacum L.) para obtenção de composto orgânico. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1275–1286. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1275

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)