Crescimento de mudas de chamaecyparis lawsoniana em diferentes níveis de adubação mineral do substrato e em cobertura

Autores

  • Andressa Emanoela do Prado Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Gabriely Pinto Pereira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Denise Bruginski de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ruy Inacio Neiva de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1163

Palavras-chave:

Coníferas, Plantas ornamentais, Nutrição, Fisiologia vegetal

Resumo

Foram realizados dois experimentos simultâneos no Viveiro de Plantas Ornamentais da Universidade Federal do Paraná com o objetivo de avaliar o efeito da adubação mineral sobre o crescimento de mudas de Chamaecyparis lawsoniana plantadas diretamente no campo e em recipientes individuais. Utilizou-se o delineamento completamente casualizado com cinco combinações de NPK (4-30-10) mais uréia, em gramas, (0 + 0; 30 + 10; 60 + 20; 90 + 30 e 120 + 40, respectivamente para o campo e 0 + 0; 10 + 4; 20 + 8; 30 + 12 e 40 + 16, respectivamente para os recipientes) e quatro repetições. O crescimento das plantas foi observado durante um ano, realizando-se avaliações de altura da muda e diâmetro do tronco a cada dois meses. A adubação em cobertura a campo não estimulou o crescimento das mudas. A adubação de substrato promoveu maior crescimento de mudas em recipiente em altura e em diâmetro de tronco mais significativamente no período de setembro a maio. O crescimento em diâmetro do tronco da muda foi mais influenciado, demonstrando que o crescimento secundário da planta foi mais estimulado pela adubação. O crescimento das mudas a campo foi maior que o ocorrido em recipientes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Emanoela do Prado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Estudante de Agronomia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, CCAA.

Gabriely Pinto Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Estudante de Agronomia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, CCAA.

Denise Bruginski de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Docente do Curso de Especialização em Gestão dos Recursos Naturais do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, São José dos Pinhais, PR.

Ruy Inacio Neiva de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eng. Agrônomo, Dr., Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor Titular do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus São José dos Pinhais.

Downloads

Publicado

2009-12-29

Como Citar

Prado, A. E. do, Pereira, G. P., Carvalho, D. B. de, & Carvalho, R. I. N. de. (2009). Crescimento de mudas de chamaecyparis lawsoniana em diferentes níveis de adubação mineral do substrato e em cobertura. Semina: Ciências Agrárias, 30(4Sup1), 1163–1172. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1163

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)