Produção em escala industrial de fertilizantes orgânicos por compostagem dos resíduos gerados pela agroindústria

Autores

  • Fernando Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Manoel Soares Soares Júnior Cooperativa Agropecuária dos Cafeicultores de Porecatu

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p51

Palavras-chave:

Resíduos agro-industriais, Biodegradação, Húmus

Resumo

Os resíduos agroindustríais produzidos por uma cooperativa agrícola (bagaço do cana-de-açúcar, resíduos de café e algodão) foram compostados, em diferentes combinações, em leivas de 30 a 40 m3 cada. Os resíduos apresentaram fácil biodegra-dabilidade, permitindo ampla variação na composição das misturas na futura produção em escala industrial. Todas as misturas atingem rapidamente o estágio termófilo, gerando produtos com boas características agronômicas após 6 meses de composta-gem. A acidez da vinhaça (pH 3,0-3,5) não inibiu a atividade microbiana. O pH das misturas se eleva rapidamente (3-4 dias), estabilizando-se acima de 6,5. A tecnologia de compostagem utilizada necessita de pouco investimento e permite a produção de fertilizante orgânico de baixo custo. A aeração deficiente, feita por revolvimento mecânico das leivas e pela difusão natural do ar na massa do composto, foi o principal fator limitante do processo, provocando um período de estabilização longo (6 - 7 meses).

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

 

Bolsista Recém - Doutor, CNPq. Departamento de Agronomia / Centro de Ciências Agrárias Universidade Estadual de Londrina.

Manoel Soares Soares Júnior, Cooperativa Agropecuária dos Cafeicultores de Porecatu

 

Engenheiro Agrônomo. Departamento Técnico da Cooperativa Agropecuária dos Cafeicultores de Porecatu Ltda.

Downloads

Publicado

1992-01-13

Como Citar

Fernandes, F., & Soares Júnior, M. S. (1992). Produção em escala industrial de fertilizantes orgânicos por compostagem dos resíduos gerados pela agroindústria. Semina: Ciências Agrárias, 13(1), 51–56. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p51

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)