Características microbiológicas do leite tipo A "in natura" e pasteurizado em diferentes pontos do fluxograma de beneficiamento.

Autores

  • Antonio Nader Filho Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Augusto do Amaral Universidade Estadual Paulista
  • Daniela Beatriz Léoz Schocken Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra Ricardo Dimenstein Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1998v19n1p21

Palavras-chave:

Leite, Leite tipo A, Mini-usina de beneficiamento de leite.

Resumo

Foram submetidas às contagens de microrganismos mesófilos e às pesquisas de coliformes totais, coliformes fecais e de Staphylococcus aureus, 120 amostras do leite cru e pasteurizado, colhidas em diferentes pontos do fluxograma de beneficiamento de uma mini-usina de beneficiamento de leite tipo A. Apesar de todas as amostras analisadas mostrarem-se negativas ante a pesquisa de S.aureus, os resultados obtidos evidenciaram que 18 (75,0%) amostras de leite colhidas no tanque de leite cru, assim como 6 (25,0%), 8 (33,3%) e 11 (45_3%) amostras do leite pasteurizado colhidas no tanque de estocagem de leite pasteurizado, tanque de equilíbrio e saída da máquina de envase, respectivamente, apresentaram-se tora dos padrões microbiológicos legais.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Nader Filho, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade  e Ciências e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal - SP - Brasil.

Luiz Augusto do Amaral, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade  e Ciências e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal - SP - Brasil.

Daniela Beatriz Léoz Schocken, Universidade Estadual Paulista

Bolsista da FAPESP, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade  e Ciências e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal - SP - Brasil.

Alessandra Ricardo Dimenstein, Universidade Estadual Paulista

 

Bolsista do CNPq, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade  e Ciências e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal - SP - Brasil.

Downloads

Publicado

2009-01-29

Como Citar

Nader Filho, A., Amaral, L. A. do, Schocken, D. B. L., & Dimenstein, A. R. (2009). Características microbiológicas do leite tipo A "in natura" e pasteurizado em diferentes pontos do fluxograma de beneficiamento. Semina: Ciências Agrárias, 19(1), 21–25. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1998v19n1p21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)