Predição de ganhos genéticos na população de milho pipoca UNB-2U sob seleção recorrente utilizando-se diferentes índices de seleção

Autores

  • Silvério de Paiva Freitas Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Antonio Teixeira do Amaral Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Ramon Macedo Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Alexandre Pio Viana Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p803

Palavras-chave:

Zea mays, Seleção recorrente intrapopulacional, Famílias de irmãos-completos, Seleção combinada

Resumo

Com o intento de estimar a predição de ganhos por índices de seleção no ciclo C4 de UNB-2U, duzentas famílias de irmãos-completos foram obtidas a partir da população de terceiro ciclo de seleção recorrente. As progênies foram avaliadas no delineamento de blocos casualizados com duas repetições dentro de ‘‘sets’’ em dois ambientes distintos: Colégio Estadual Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes, e Estação Experimental da PESAGRO-RIO, em Itaocara, Rio de Janeiro. Os índices de seleção empregados para predizer os ganhos foram os de Mulamba e Mock (1978), Pesek e Baker (1969), Smith (1936) e Hazel (1943) e Williams (1962). O índice de seleção Mulamba e Mock (1978) além de permitir a predição de ganhos negativos para número de espigas doentes e atacadas por pragas, número de plantas quebradas e acamadas, e espigas mal empalhadas; para capacidade de expansão e rendimento dos grãos, proporcionou ganhos superiores aos demais índices, com valores respectivos de 10,55% e 8,50%, na utilização de pesos arbitrários atribuídos por tentativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvério de Paiva Freitas Júnior, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Dr. em Genética e Melhoramento de Plantas - Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Antonio Teixeira do Amaral Júnior, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Dr. em Genética e Melhoramento - Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Ramon Macedo Rangel, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Dr. em Genética e Melhoramento de Plantas - Syngenta.

Alexandre Pio Viana, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Dr. em Produção Vegetal - Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Freitas Júnior, S. de P., Amaral Júnior, A. T. do, Rangel, R. M., & Viana, A. P. (2009). Predição de ganhos genéticos na população de milho pipoca UNB-2U sob seleção recorrente utilizando-se diferentes índices de seleção. Semina: Ciências Agrárias, 30(4), 803–814. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p803

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)