Dinâmica de nitrogênio mineral após alagamento em solos de várzea do Rio Grande do Sul

Autores

  • Leandro Souza da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisandra Pocojeski Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson Clayton Rhoden Faculdade de Itapiranga

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p583

Palavras-chave:

Amônio, Nitrato, Incubação-lixiviação.

Resumo

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a liberação de N mineral nas formas de NH4+ e NO3- em função do tempo após o início do alagamento, em diferentes solos de várzea do RS, e correlacionar as formas de N mineral com características dos solos. Amostras de 15 solos de várzea do RS foram coletadas em 13 municípios de regiões produtoras de arroz irrigado, as quais foram acondicionadas em tubos de lixiviação e incubadas durante 24 semanas. Durante esse período, foram realizadas lixiviações e determinado o teor de N-mineral. Os teores de N-NO3- decresceram após o início da incubação e praticamente desapareceram após oito semanas de incubação enquanto o teor de N-NH4+ aumentou com o alagamento, atingindo picos ao redor de quatro a cinco semanas de incubação, com posterior declínio até a 18º semana. Os solos apresentaram diferenças quanto ao teor de N-NH4+ acumulado e este apresentou correlação, entre outros, com o teor de C orgânico. O teor de N-NO3- não apresentou correlação com os parâmetros avaliados, exceto com o teor de N total do solo, e o pico máximo de N-NH4+ apresentou correlação com o teor de C orgânico e com o N-NH4+ acumulado. Os solos de várzea do RS podem apresentar diferentes quantidades de N-NO3- antes do alagamento e se este não for absorvido pelas plantas, poderá ser perdido. O teor de N-NH4+ acumulado nos solos de várzea apresentou variações relacionadas às características dos solos, principalmente ao teor de C orgânico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Souza da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº Dr. Prof. Associado do Departamento de Solos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 97105-900, Santa Maria, RS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Elisandra Pocojeski, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº M.Sc., Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, UFSM, Santa Maria, RS.

Anderson Clayton Rhoden, Faculdade de Itapiranga

Engº Agrº M.Sc., Prof. do curso de Agronomia da FAI, Faculdade de Itapiranga. Itapiranga, SC.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

da Silva, L. S., Pocojeski, E., & Rhoden, A. C. (2011). Dinâmica de nitrogênio mineral após alagamento em solos de várzea do Rio Grande do Sul. Semina: Ciências Agrárias, 32(2), 583–590. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p583

Edição

Seção

Comunicações