Efeitos de dois métodos de secagem sobre a qualidade físico-quìmica de grãos de milho safrinha - rs, armazenados por 6 meses

Autores

  • Gelson Schuh Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Gottardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edar Ferrari Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luidi Eric Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Gomes Dionello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p235

Palavras-chave:

Armazenamento, Ar natural, Gás liquefeito de petróleo, Qualidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química de milho safrinha, colhidos no mês de julho, no município de Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul, submetidos a dois métodos de secagem e armazenados por 6 meses a granel. O trabalho foi realizado na EEA da UFRGS em Eldorado do Sul - RS na safra agrícola 2007/2008, os grãos colhidos com umidade de aproximadamente 30%, e posteriormente foram submetidos à secagem em silo secador de concreto armado, através de dois métodos, sendo: 1. Secagem em leito fixo com ar natural não aquecido, na condição ambiente; 2. Secagem em leito fixo com ar natural aquecido com GLP. A altura de camada para a secagem foi de um metro em todos os silos. Após a secagem os grãos foram armazenados a granel nos próprios silos, onde foram realizadas as secagens. Posteriormente e em intervalos de 3 meses foram realizadas as seguintes análises físicas químicas: peso de 1000 grãos, peso volumétrico, umidade, proteína bruta, extrato etéreo, cinzas e carboidratos. A secagem dos grãos foi realizada com fluxo de ar de 2,52 m3.s-1, a temperatura média do ar durante a secagem com ar natural foi de 17 °C e durante a secagem com ar natural aquecido com GLP foi de 22 °C. O tempo médio de secagem com ar natural foi de 48 horas, enquanto que para a secagem com ar natural aquecido com GLP foi de 34 horas. Os grãos de milho foram colhidos com umidade de 31,88% e posteriormente secos com ar natural até atingirem umidade de 15,70% e com ar natural aquecido com GLP até umidade de 13,39%.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gelson Schuh, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Roberto Gottardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de graduação bolsista PIBIC, Faculdade de Agronomia, UFRGS.

Edar Ferrari Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Luidi Eric Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Rafael Gomes Dionello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Adjunto 1, Departamento de Fitossanidade, Faculdade de Agronomia, UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Schuh, G., Gottardi, R., Filho, E. F., Guimarães, L. E., & Dionello, R. G. (2011). Efeitos de dois métodos de secagem sobre a qualidade físico-quìmica de grãos de milho safrinha - rs, armazenados por 6 meses. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 235–244. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p235

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)