Diagnóstico das áreas de preservação permanente das microbacias hidrográficas do município de Bandeirantes – Paraná

Autores

  • Luiz Carlos Reis Faculdades Luiz Meneghel, Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Teresinha Esteves da Silveira Reis
  • Otávio Jorge Grigoli Abi Saab Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p527

Palavras-chave:

Mata ciliar, Uso agrícola, Sistema de informação geográfica (SIG).

Resumo

A expansão das fronteiras agrícolas, o desenvolvimento industrial e o aumento dos índices populacionais demandaram aumentos substanciais na produção de alimentos. Estes fatores levaram à degradação crescente dos recursos naturais. A devastação das áreas de florestas ao longo dos rios e córregos, entorno das nascentes e topos de morros, no passado, obrigam sua recomposição, por força de lei, como áreas de preservação permanente (APP). Este trabalho teve por objetivo delimitar as microbacias do município de Bandeirantes, mensurar as áreas de preservação permanente, total e existentes, ao longo dos cursos d’água, nascentes e topo de morros e identificar o uso conflitivo destas áreas. Utilizou-se o sistema de informação geográfica SPRING 4.1, imagem do Landsat ETM+, bandas 2, 3, 4 e 5, base cartográfica do IBGE, escala 1:50000 e fotografias aéreas, escala 1:25000. Verificou-se que o município apresenta 8,6% das APPs com mata ciliar, sendo 11,38%, 8,21% e 5,25% referentes a rios, córregos e nascentes, respectivamente. As APPS referentes a topo de morros e declividades superiores a 100% têm área equivalente a 24,94 ha e 8,7 ha, no entanto 100% destas áreas encontram-se sem mata. As microbacias que apresentaram menor índice de APP foram aquelas com melhor aptidão agrícola.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Reis, Faculdades Luiz Meneghel, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor do Departamento de Engenharia e Desenvolvimento Agrário, Faculdades Luiz Meneghel, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes– PR. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Teresinha Esteves da Silveira Reis

Professora, Doutora, Departamento de Engenharia e Desenvolvimento Agrário, Faculdades Luiz Meneghel, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes – PR.

Otávio Jorge Grigoli Abi Saab, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor, Doutor, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR.

Downloads

Publicado

2009-10-22

Como Citar

Reis, L. C., Reis, T. E. da S., & Saab, O. J. G. A. (2009). Diagnóstico das áreas de preservação permanente das microbacias hidrográficas do município de Bandeirantes – Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 30(3), 527–536. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p527

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)