Não-preferência do ácaro-vermelho, Oligonychus yothersi McGregor (Acari: Tetranychidae), para oviposição em folhas de progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis)

Autores

  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cristhiane Rohde Universidade Federal de Lavras
  • Dayanne Fabrício Bressan Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • José Djair Vendramim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p179

Palavras-chave:

Planta resistente, manejo integrado de pragas, erva-mate

Resumo

A preferência para oviposição do ácaro-vermelho, Oligonychus yothersi McGregor, foi avaliada em condições de laboratório em 52 progênies de erva-mate e uma testemunha coletada em uma propriedade da região. Os experimentos foram realizados em discos foliares de erva-mate (2 cm de diâmetro), infestados com uma fêmea adulta do ácaro, e incubados a 25±1ºC e 14h de fotofase, durante cinco dias. As avaliações foram realizadas diariamente, contando-se o número de ovos depositados no período, número de fêmeas que fugiram nas primeiras 48 horas e número de ovos depositados antes da fuga. Verificou-se que houve discriminação do ácaro em dois grupos de progênies, em relação ao número de ovos, um que diferiu em relação à testemunha (53,8% de progênies) e outro que se igualou à mesma (46,2% das progênies). No primeiro grupo, houve menor oviposição em 60,7% das progênies, enquanto que em cerca de 39,3% ocorreu maior oviposição (média de 3,1 ovos/fêmea). Em 57,7% das progênies houve fuga das fêmeas (10 a 40%), sendo que em 10 dessas progênies não ocorreu oviposição antes da fuga. Os dados indicam que em algumas das progênies de erva-mate testadas há resistência por não-preferência para oviposição ao ácaro-vermelho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Francisco Angeli Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Laboratório de Zoologia, Cascavel, PR, Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Cristhiane Rohde, Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Universidade Federal de Lavras, Depto. de Entomologia.

Dayanne Fabrício Bressan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias

 

José Djair Vendramim, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Depto. de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola, Piracicaba-SP.

Downloads

Publicado

2007-10-30

Como Citar

Alves, L. F. A., Rohde, C., Bressan, D. F., & Vendramim, J. D. (2007). Não-preferência do ácaro-vermelho, Oligonychus yothersi McGregor (Acari: Tetranychidae), para oviposição em folhas de progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis). Semina: Ciências Agrárias, 28(2), 179–186. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p179

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>