Período total de prevenção a interferência das plantas daninhas na cultura da alface cultivar Solaris

Autores

  • Paulo Roberto Fidelis Giancotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Helena Machado Universidade Estadual de Londrina
  • Micheli Satomi Yamauti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1299

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., Matointerferência, Competição

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar o período total de prevenção à interferência (PTPI) das plantas daninhas na cultura da alface do tipo crespa, cultivar Solaris. O experimento foi instalado na Universidade Estadual de Londrina, no período de outono/ inverno de 2008. A cultura permaneceu livre da interferência das plantas daninhas desde o transplante até: 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 dias. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. A comunidade infestante da área foi composta principalmente de Bidens pilosa, Amaranthus hybridus, Oxalis corniculata, Euphorbia heterophylla, Spinacia oleracea, Commelina benghalensis e Lepidium virginicum. As massas seca e fresca das plantas daninhas e o número de folhas da cultura foram determinados. Admitindo-se 5% de tolerância na redução da produtividade da cultura, o período total de prevenção à interferência (PTPI) ocorreu 21 dias após o transplante. A interferência das plantas daninhas durante todo o ciclo de vida da alface reduziu a produtividade em 25%.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Fidelis Giancotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Aluno do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal em Agronomia, Laboratório de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Maria Helena Machado, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª. Engª. Agrª. do Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL. Caixa Postal 6001, CEP: 86051-990, Londrina - Pr.

Micheli Satomi Yamauti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Alunos do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal em Agronomia, Laboratório de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Giancotti, P. R. F., Machado, M. H., & Yamauti, M. S. (2011). Período total de prevenção a interferência das plantas daninhas na cultura da alface cultivar Solaris. Semina: Ciências Agrárias, 31(4Sup1), 1299–1304. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1299

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)