Seleção de nematoides entomopatogênicos e avaliação da sua compatibilidade com ciantraniliprole visando o controle de Hypothenemus hampei

Autores

  • Bruna Aparecida Guide Universidade Estadual de Londrina
  • Viviane Sandra Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Thiago Augusto Paes Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Corseti Marcomini Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria Meneguim Instituto Agronômico do Paraná
  • Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1489

Palavras-chave:

Controle biológico, Heterorhabditis, Steinernema, Coffea arabica, Coffea canephora.

Resumo

A broca-do-café Hypothenemus hampei causa significativos prejuízos a esta cultura, pois seu ataque afeta a qualidade dos frutos de café em seus diferentes estádios de desenvolvimento e consequentemente leva a perdas na produção. O controle é dificultado devido ao seu comportamento críptico, uma vez que passa todo o ciclo dentro dos frutos de café, dificultando a ação de inimigos naturais, bem como o contato com inseticidas químicos. O objetivo deste estudo foi avaliar a virulência de nematoides entomopatogênicos (NEPs) sobre a broca-do-café H. hampei e a sua compatibilidade com o inseticida ciantraniliprole em condições de laboratório. Inicialmente, foram avaliadas a patogenicidade e virulência de 16 isolados de Steinernema e Heterorhabditis para larvas e adultos de H. hampei. Os isolados mais virulentos para larvas e adultos foram utilizados no teste de inoculação tópica em frutos de café infestados pelo inseto, utilizando uma concentração de 100 juvenis infectantes (JIs)/fruto. Os mesmos isolados também foram avaliados quanto à viabilidade e à infectividade quando combinados com ciantraniliprole. Os isolados Steinernema feltiae (IBCB-n 47) e Heterorhabditis amazonensis (GL) foram os que apresentaram maior porcentagem de mortalidade sobre os adultos (54%). Para larvas, observou-se alta virulência dos isolados S. feltiae, H. amazonensis, H. indica, Heterorhabditis sp. (JPM4), Heterorhabditis sp. (NEPET11), Heterorhabditis sp. (IBCB-n 46) e Heterorhabditis sp. (IBCB-n 44) que promoveram 100% de mortalidade. Quanto ao teste de inoculação tópica sobre frutos infestados, observou-se que tanto S. feltiae quanto Heterorhabditis sp. (IBCB-n 46) não foram capazes de penetrar o fruto pelo orifício feito pela broca, infectar e causar a morte dos insetos. A formulação de ciantraniliprole afetou a viabilidade dos JIs de S. feltiae e Heterorhabditis sp. (IBCB-n 46), principalmente após 48 horas de exposição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Guide, Universidade Estadual de Londrina

Bióloga, Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Viviane Sandra Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bióloga, Profª Drª, Departamento de Biologia, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Cornélio Procópio, PR, Brasil.

Thiago Augusto Paes Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Biólogo, Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Matheus Corseti Marcomini, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Ana Maria Meneguim, Instituto Agronômico do Paraná

Engª Agrª, Drª., Pesquisadora, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Londrina, PR, Brasil.

Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrº, Prof. Dr., Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Guide, B. A., Alves, V. S., Paes Fernandes, T. A., Marcomini, M. C., Meneguim, A. M., & Neves, P. M. O. J. (2018). Seleção de nematoides entomopatogênicos e avaliação da sua compatibilidade com ciantraniliprole visando o controle de Hypothenemus hampei. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1489–1502. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1489

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>