Nutrição mineral, componentes da produção e produtividade da cultura do feijão em áreas manejadas com e sem queima de resíduos orgânicos e diferentes tipos de adubação

Autores

  • Nagib Jorge Melém Júnior Embrapa Amapá
  • Osmar Rodrigues Brito Universidade Estadual de Londrina
  • Nelson da Silva Fonseca Júnior IAPAR
  • Inês Cristina de Batista Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Sinval Xavier Aguiar Engenheiro Agrônomo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p7

Palavras-chave:

Phaseolus vulgari, Adubação orgânica, Fogo, Teores foliares

Resumo

A utilização de resíduos orgânicos na agricultura tem motivado o desenvolvimento de pesquisas que visam a sustentabilidade do processo de produção. O aproveitamento agrícola, in natura ou na forma de compostos, dos ramos e galhos resultantes da poda de árvores dos centros urbanos, pode e deve ser considerado como uma fonte de adubo orgânico para culturas diversas. Simulando a situação de manejo de áreas com uso do fogo, este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos de doses, queima de resíduos orgânicos e tipos de adubação nos componentes de produção, teores foliares de macronutrientes e na produtividade da cultura do feijão em rotação com cultura do milho. Para avaliar os componentes de produção, os teores foliares de macronutrientes e a produtividade do feijoeiro foram conduzidos dois experimentos, utilizando duas cultivares de feijão do grupo carioca (‘IPR Colibri’ e ‘IPR Eldorado’): Experimento I – Com queima dos resíduos orgânicos e Experimento II – sem a queima dos resíduos. Para cada experimento, o delineamento experimental adotado foi de blocos inteiramente casualizados em arranjo fatorial 4 x 2, em que os fatores foram quatro doses de resíduos de poda de árvores da zona urbana (0, 15, 30 e 45 Mg ha-1) e dois tipos de adubação: adubação exclusiva com  resíduos de poda, denominada de adubação orgânica (AO) e adubação com resíduos de poda acrescida da adubação mineral da cultura, denominada de adubação organomineral (AOM). Para avaliar o efeito do fogo na produtividade de cada cultivar de feijão, foi realizada uma análise conjunta dos experimentos I e II. Os componentes da produção, os teores foliares de macronutrientes e a produtividade das cultivares de feijão IPR Colibri e IPR Eldorado foram sempre maiores com adubação organomineral. Na comparação entre os experimentos foi possível verificar que a produtividade do feijão IPR Colibri foi maior no tratamento sem queima acrescido da adubação mineral.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nagib Jorge Melém Júnior, Embrapa Amapá

Pesquisador na área de Solos e Nutrição de Plantas, Embrapa Amapá, Cx. Postal 10, CEP: 68.906-970. Macapá-AP.

Osmar Rodrigues Brito, Universidade Estadual de Londrina

 

Prof. Dr. da Universidade Estadual de Londrina. UEL, Deptº de Agronomia, Cx. Postal 6001, CEP: 86051-980. Londrina-PR.

Nelson da Silva Fonseca Júnior, IAPAR

Pesquisador na área de Melhoramento e Genética Vegetal, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Cx. Postal 481, CEP: 86047-902. Londrina-PR.

Inês Cristina de Batista Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Profª. Drª. da Universidade Estadual de Londrina. UEL, Deptº de Agronomia, Cx. Postal 6001, CEP: 86051-980. Londrina-PR.

Sinval Xavier Aguiar, Engenheiro Agrônomo

Engº Agrº, M. Sc em Agronomia.

Downloads

Publicado

2011-03-30

Como Citar

Melém Júnior, N. J., Brito, O. R., Fonseca Júnior, N. da S., Fonseca, I. C. de B., & Aguiar, S. X. (2011). Nutrição mineral, componentes da produção e produtividade da cultura do feijão em áreas manejadas com e sem queima de resíduos orgânicos e diferentes tipos de adubação. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 7–18. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>