Diagnóstico sorológico e caracterização molecular de Leptospira spp. em sangue e urina de fêmeas bovinas de matadouros-frigoríficos

Autores

  • Aliny Fernanda de Oliveira Universidade Paranaense
  • Roberta Torres Chiderolli Universidade Estadual de Londrina
  • Luciano Seraphim Gasques Universidade Paranaense
  • Arianne Peruzo Pires Gonçalves Universidade Paranaense
  • Érica Dourado Neves Universidade Paranaense
  • Bruna Paula Martins Ferreira Universidade Paranaense
  • Lucienne Garcia Pretto Giordano Universidade Estadual de Londrina
  • Julio Cesar de Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Ulisses de Pádua Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Dib Gonçalves Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1125

Palavras-chave:

Bovinos, Doença ocupacional, Frigorífico, Leptospirose, Saúde única.

Resumo

A leptospirose é uma importante doença sócio-econômica acarretada pela Leptospira spp. que afeta homens e animais domésticos ou selvagens. Os bovinos são considerados reservatórios desta enfermidade, sendo importante fonte de infecção por eliminar a bactéria pela urina de forma intermitente no meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi detectar anticorpos e DNA de Leptospira spp. em fêmeas bovinas provenientes de dois matadouro-frigoríficos da microrregião de Umuarama, Paraná, Brasil. Neste trabalho foram utilizadas amostras de sangue e urina de 52 fêmeas bovinas mestiças com idade superior a 36 meses provenientes de dois matadouros-frigoríficos. Para detecção de anticorpos anti-Leptospira spp. foi realizada a prova de Soroaglutinação Microscópica (SAM), e para a detecção de DNA foi realizada a reação em cadeia pela polimerase (PCR) e posterior sequenciamento. Na SAM, 22 (42,30%) amostras de soro foram consideradas reagentes e na nested PCR uma (1,92%) amostra amplificou 289 pb, e posteriormente, a mesma amostra amplificada novamente para o gene sec Y com 549 pb. O sequenciamento do gene Sec Y caracterizou o produto obtido como L. borgpetersenii semelhante ao sorovar Hardjo genótipo Hardjobovis. Esta é a primeira confirmação molecular semelhante ao genótipo Hardjobovis pertencente à espécie L. borgpetersenii em urina de fêmeas bovinas mestiças com idade superior a 36 meses proveniente de matadouros-frigoríficos localizados na microrregião de Umuarama no estado do Paraná. Os resultados deste trabalho evidenciam a importância da associação do diagnostico sorológico e molecular para a detecção de Leptospira spp. Isto é importante para o entendimento da epidemiologia desta enfermidade em bovinos da microrregião de Umuarama e adoção de medidas de prevenção e ações de educação em saúde na esfera da Saúde Única, evitando assim perdas econômicas relacionado ao rebanho e sociais relacionadas a trabalhadores e meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aliny Fernanda de Oliveira, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Roberta Torres Chiderolli, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Luciano Seraphim Gasques, Universidade Paranaense

Biólogo, Discente, Comitê de Ética em Experimentação Animal, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Arianne Peruzo Pires Gonçalves, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Érica Dourado Neves, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Discente, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Bruna Paula Martins Ferreira, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Lucienne Garcia Pretto Giordano, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Dr., Laboratório de Leptospirose, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Julio Cesar de Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Dr., Laboratório de Leptospirose, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Ulisses de Pádua Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Dr., Laboratório de Leptospirose, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Daniela Dib Gonçalves, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Profª, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Oliveira, A. F. de, Chiderolli, R. T., Gasques, L. S., Gonçalves, A. P. P., Neves, Érica D., Ferreira, B. P. M., Giordano, L. G. P., Freitas, J. C. de, Pereira, U. de P., & Gonçalves, D. D. (2018). Diagnóstico sorológico e caracterização molecular de Leptospira spp. em sangue e urina de fêmeas bovinas de matadouros-frigoríficos. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1125–1134. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>