Variáveis biométricas e pigmentos fotossintéticos em mudas de tamarindeiro irrigadas com água salina e biofertilizantes

Autores

  • Antonio João de Lima Neto Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0001-9019-562X
  • Lourival Ferreira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Járisson Cavalcante Nunes Universidade Estadual de Roraima
  • Antônio Gustavo de Luna Souto Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Thiago Coelho Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Adailza Guilherme Cavalcante Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1909

Palavras-chave:

Insumos orgânicos, Salinidade da água, Tamarindus indica.

Resumo

O nível salino da água ou do solo além do limite tolerado pelas culturas, pode prejudicar os processos morfológicos, fisiológicos e bioquímicos das plantas em geral, inclusive do tamarindeiro. Esse problema exige a adoção de técnicas de manejo e de insumos com a finalidade de reduzir os efeitos degenerativos dos sais às espécies vegetais. Nessa direção, o trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de biofertilizantes bovinos sobre variáveis biométricas e teores de clorofila em mudas de tamarindeiro irrigadas com água salina. O experimento foi conduzido no período de outubro de 2012 a janeiro de 2013, Areia, PB, Brasil, em blocos casualizados com quatro repetições e cinco plantas por parcela, usando o esquema fatorial 5 × 3, referente à condutividade elétrica das águas de 0,5; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1, em solo sem e com biofertilizante comum e enriquecido quimicamente. Aos 100 dias após a semeadura, foram avaliados a área foliar, massa de matéria seca da parte aérea e os teores de clorofila a, b, total e carotenoides. O aumento da salinidade das águas reduziu a área foliar e a formação de biomassa pelas mudas, com maior intensidade no solo sem biofertilizante. A adição dos biofertilizantes permite a formação de mudas de tamarindeiro irrigadas com águas de salinidade não tolerada por estas plantas quando cultivadas no solo sem os insumos testados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio João de Lima Neto, Universidade Federal de Viçosa

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Lourival Ferreira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisador Dr., Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade, INCTSal; Prof. do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB, Brasil.

Járisson Cavalcante Nunes, Universidade Estadual de Roraima

Pós-Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, PNPD/Capes, Universidade Estadual de Roraima, UERR, Boa Vista, RR, Brasil.

Antônio Gustavo de Luna Souto, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB, Brasil.

Francisco Thiago Coelho Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB, Brasil.

Adailza Guilherme Cavalcante, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Lima Neto, A. J. de, Cavalcante, L. F., Nunes, J. C., Souto, A. G. de L., Bezerra, F. T. C., & Cavalcante, A. G. (2018). Variáveis biométricas e pigmentos fotossintéticos em mudas de tamarindeiro irrigadas com água salina e biofertilizantes. Semina: Ciências Agrárias, 39(5), 1909–1920. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1909

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>