Parâmetros nutricionais e metabólicos de ovinos alimentados com volumoso extrusado em comparação com a silagem de milho

Autores

  • Karla Alves Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto de Lima Macedo Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Simone Pedro da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Carolina Moreira Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Ferrari Monteiro Varanis Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Fernandes Sousa Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1795

Palavras-chave:

Extrusão, Nutrição, Ovis Áries, Ruminantes.

Resumo

Objetivou-se, com este estudo, avaliar o efeito da utilização do volumoso extrusado sobre os parâmetros nutricionais e metabólicos em ovinos. Para isso utilizou-se dezoito ovelhas com idade média de 3 (três) anos, alocadas em gaiolas metabólicas, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado em dois tratamentos: silagem de milho e volumoso extrusado. O CMS e consumo de água foram calculados pela diferença entre ofertado e sobra. A movimentação ruminal foi obtida através de auscultação do rúmen por cinco minutos, a glicemia e os metabólitos energéticos e proteicos através de coleta de sangue por venopunção jugular, e o comportamento ingestivo por observação a cada 5 minutos durante 24 horas. O CMS quando expresso em porcentagem do peso corporal e em relação ao peso metabólico foi maior para o tratamento com volumoso extrusado em todas as unidades estudadas, o que se deve a melhor digestibilidade da matéria seca da ração. A movimentação ruminal foi menor e a digestibilidade da matéria seca (DMS), glicemia e o consumo de água bebida maior para o tratamento com o volumoso extrusado. Os animais alimentados com o volumoso extrusado reduziram o tempo de ruminação e mastigação total, consequentemente aumentaram a eficiência de ingestão, ruminação e mastigação total. A concentração sanguínea de glicose e ureia foi maior para o tratamento com o volumoso extrusado, enquanto a concentração do colesterol foi menor. Conclui-se que o uso do volumoso extrusado promove melhoria nos parâmetros nutricionais de ovinos, aumentando CMS e DMS, e reduzindo tempos de ruminação de mastigação, sem provocar transtornos no metabolismo energético e proteico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Alves Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Gilberto de Lima Macedo Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr., UFU, Faculdade de Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Uberlândia, MG, Brasil.

Simone Pedro da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Profa Dra, UFU, Faculdade de Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Uberlândia, MG, Brasil.

Carolina Moreira Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Laura Ferrari Monteiro Varanis, Universidade Federal de Uberlândia

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Luciano Fernandes Sousa, Universidade Federal de Tocantins

Prof. Dr., Departamento de Zootecnia da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Tocantins, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Oliveira, K. A., Macedo Junior, G. de L., Silva, S. P. da, Araújo, C. M., Varanis, L. F. M., & Sousa, L. F. (2018). Parâmetros nutricionais e metabólicos de ovinos alimentados com volumoso extrusado em comparação com a silagem de milho. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1795–1804. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1795

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>