Fermentação e degradação ruminal, cinética de fluxo da digesta e perfil de ácidos graxos do leite de vacas alimentadas com capim-elefante picado suplementado com óleo de soja

Autores

  • Carlos Gustavo Santos Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Fernando César Ferraz Lopes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Norberto Mario Rodriguez Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marco Antônio Sundfeld da Gama Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Mirton José Frota Morenz Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1775

Palavras-chave:

Ácido linoleico conjugado, Metabólito ruminal, Pennisetum purpureum, Taxa de passagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de fermentação e degradação ruminal, a cinética de fluxo da digesta, e o perfil de ácidos graxos (AG) do leite de vacas alimentadas com 52% de capim-elefante picado e inclusão de 0,0 (controle), 1,5, 3,0 e 4,5% de óleo de soja (OS) na matéria seca (MS) da dieta. Foram utilizadas quatro vacas Holandês x Gir com 90 ± 25 dias em lactação, produzindo 15,6 ± 3,0 kg dia-1 de leite, canuladas no rúmen, e alocadas em delineamento Quadrado Latino 4 x 4. Os resultados foram analisados por modelos mistos. Efeitos foram considerados significativos quando P < 0,05, enquanto valores de P entre 0,05 e 0,10 foram considerados indicativos de tendência. A inclusão de OS na dieta não alterou o pH do rúmen, nem a concentração total de ácidos graxos voláteis, mas promoveu efeito quadrático sobre a concentração de N amoniacal, e tendência de redução linear (P = 0,07) sobre a proporção molar de acetato. Foram observadas reduções lineares nas degradabilidades efetivas da MS e da fibra em detergente neutro (FDN) do capim-elefante, mas não houve alteração nas taxas de passagem ruminal das fases líquida e sólida, nem nos consumos de MS e FDN. A produção de leite, os teores e as produções de proteína e lactose não foram alteradas pela inclusão de OS na dieta, mas houve redução linear nos teores de gordura e de sólidos totais do leite, mas sem efeito sobre as suas produções diárias. A inclusão de óleo de soja em dietas baseadas em capim-elefante picado melhorou a qualidade nutricional da gordura do leite, com aumento nos teores dos ácidos oleico, vacênico e rumênico, benéficos à saúde, e redução dos teores dos ácidos graxos hipercolesterolêmicos láurico, mirístico e palmítico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Gustavo Santos Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Prof. EBTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, IFB, Campus Planaltina, Brasília, DF, Brasil.

Fernando César Ferraz Lopes, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Analista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Norberto Mario Rodriguez, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Emérito, Departamento de Zootecnia, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marco Antônio Sundfeld da Gama, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Mirton José Frota Morenz, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Ribeiro, C. G. S., Lopes, F. C. F., Rodriguez, N. M., Gama, M. A. S. da, & Morenz, M. J. F. (2018). Fermentação e degradação ruminal, cinética de fluxo da digesta e perfil de ácidos graxos do leite de vacas alimentadas com capim-elefante picado suplementado com óleo de soja. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1775–1794. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1775

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>