Desenvolvimento da videira ‘Itália Melhorada’ sob diferentes porta-enxertos na Região do Semiárido Potiguar, Brasil

Autores

  • Aldrin Mario da Silva Benjamin Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Débora Jesus Dantas Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Django Jesus Dantas Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Glauber Henrique de Sousa Nunes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Celso Valdevino Pommer Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ricardo Enrique Bressan-Smith Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Vander Mendonça Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1867

Palavras-chave:

Videira, Uva, Fenologia, Índices biometeorológicos, Vitis vinifera.

Resumo

O experimento foi realizado na região de Mossoró -RN, em fevereiro de 2013 com objetivo de descrever a fenologia, estimar a índices biometeorológicos e realizar a caracterização química da videira ‘Itália Melhorada’ (Vitis vinifera L) sob três porta-enxertos diferentes (IAC 313, IAC572 e IAC766) em dois ciclos de produção nas condições no Semiárido. A duração do 1º ciclo foi de 115 dias, com poda realizada em 19/04/2013, e de 111 dias para o 2° ciclo, com poda realizada em 25/09/2013. A soma térmica necessária no primeiro ciclo foi 1258,27 GD e no segundo foi 1290,50 GD. O índice heliotérmico de Geslin (IHG) observado para o 1º ciclo foi de IHG 352,84 e para o segundo foi de IHG 371,17. Os porta-enxertos não influenciaram os fatores avaliados (fenologia, ATT, SST e STT/ATT) em nenhum dos dois ciclos de produção de ‘Itália Melhorada’, concluindo-se que os porta-enxertos podem ser usados indistintamente, porém a análise revelou diferenças entre ciclos para SST e SST/ATT das bagas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldrin Mario da Silva Benjamin, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Débora Jesus Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Profa Dra, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Django Jesus Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-Doutor, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Glauber Henrique de Sousa Nunes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Celso Valdevino Pommer, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Ricardo Enrique Bressan-Smith, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Prof. Dr., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Vander Mendonça, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Benjamin, A. M. da S., Dantas, D. J., Dantas, D. J., Nunes, G. H. de S., Pommer, C. V., Bressan-Smith, R. E., & Mendonça, V. (2018). Desenvolvimento da videira ‘Itália Melhorada’ sob diferentes porta-enxertos na Região do Semiárido Potiguar, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 39(5), 1867–1876. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1867

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)