Identificação dos sistemas produtivos de bovino de corte da Região Noroeste do Paraná, Brasil

Autores

  • Cecilia Menchon Tramontini Universidade Estadual de Maringá
  • Rejane Machado Cardozo Universidade Estadual de Maringá
  • Jailson de Oliveira Arieira ATTA Consultores Associados

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1319

Palavras-chave:

Carne, Comercialização, Estruturação da Propriedade, Produção Animal e Remuneração.

Resumo

Objetivou-se identificar os sistemas de produção de bovinos de corte existentes no Noroeste do Paraná. Para isso foram entrevistados 42 pecuaristas escolhidos aleatoriamente para retratar a realidade da criação de bovinos na região, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2016. Estas entrevistas foram por meio de um questionário semiestruturado contendo 49 questões que retratam a realidade das fazendas sobre o tipo de criação, o manejo da propriedade com os animais, os cuidados ambientais implementados na propriedade, área total e tipo de exploração da propriedade; como também retrata as exigências dos frigoríficos para as carcaças dos animais e os valores obtidos pelos animais comercializados segundo os produtores. Após a coleta, foi realizada a tabulação dos dados obtidos no programa Microsoft Excel 2010® para, então serem realizadas as análises multivariadas no pacote estatístico PASW 18 para Windows. Foram definidas as variáveis mais representativas para então serem realizadas as analises multivariadas, sendo as mesmas representadas pela Análise de Fatores, Análise de Agrupamento e Análise Discriminantes. A partir das análises os sistemas foram identificados como três grupos distintos de produção, o primeiro sistema é composto por 18 produtores, o segundo sistema por cinco produtores e o terceiro sistema constituído por 18 produtores. Os três sistemas possuem características de produção e comercialização diferentes entre si, porém, o sistema 2 mostrou-se superior aos demais. Portanto, na região Noroeste do Paraná existem três sistemas distintos de produção de bovinos de corte sendo o sistema 2 superior aos demais sistemas de produção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cecilia Menchon Tramontini, Universidade Estadual de Maringá

M.e, Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Umuarama, PR, Brasil.

Rejane Machado Cardozo, Universidade Estadual de Maringá

Profª Drª, Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal, UEM, CCA, Umuarama, PR, Brasil.

Jailson de Oliveira Arieira, ATTA Consultores Associados

Dr., Administrador e Consultor, ATTA Consultores Associados Ltda., ATTA, Umuarama, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Tramontini, C. M., Cardozo, R. M., & Arieira, J. de O. (2018). Identificação dos sistemas produtivos de bovino de corte da Região Noroeste do Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1319–1326. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1319

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)