Infestação de carrapatos em bovinos Brangus criados com Nelore no Brasil central

Autores

  • Renato Andreotti Embrapa Gado de Corte
  • Jacqueline Cavalcante Barros Embrapa Gado de Corte
  • Marcos Valerio Garcia Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia
  • Vinicius da Silva Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Leandro de Oliveira Souza Higa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Pamella Oliveira Duarte Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Isabella Mauimi Zaidan Blecha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulino Bonatte-Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1099

Palavras-chave:

Bovinos, Carrapato-do-boi, Controle, Infestação.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar o comportamento da infestação de carrapatos (Rhipicephalus microplus) em bovinos da raça Brangus associado com Nelore no Brasil central em rebanho infestado naturalmente na região do município de Água Clara, MS, Brasil. Para o experimento de campo um grupo de 15 animais em inicio de recria da raça Brangus e 15 animais da raça Nelore e outro grupo controle com 30 animais Brangus, foram mantidos em dois piquetes geminados com lotação de aproximadamente 0,6 unidade animal por hectare (Ua/ha). A cada 18 dias os carrapatos foram contados dos dois lados do corpo dos bovinos após a pesagem dos mesmos. A cada 36 dias foi colhido sangue para realizar o hematócrito e o diagnóstico molecular para os três agentes da Tristesa Parasitária Bovina (TPB). A raça Brangus produziu 6,8 vezes mais carrapatos do que o Nelore e o seu ganho de peso não apresentou diferença estatística quando comparada com a raça Nelore. Ao longo de seis meses os animais não apresentaram hematócrito abaixo do normal e todos os animais foram positivos para Babesia bigemina e Anaplasma marginale, mas todos foram negativos para Babesia bovis. Não houve correlação entre número de carrapatos e ganho em peso para os dois grupos. O Grupo 1 produziu 27% a menos carrapatos que o Grupo 2. O rendimento da taxa de recuperação de carrapatos desenvolvido com animais estabulados mostrou que a raça Angus foi a de maior rendimento, alcançando uma taxa de recuperação de 6,15% do total de teloginas, seguida pela Brangus com 2,01% e por ultimo constatando a natural resistência da raça Nelore com apenas 0,83% de teleoginas oriundas da infestação artificial. Levando em consideração que o Padrão de Infestação seja de 10 teleóginas/dia/animal o Nelore necessitou de 1.204 larvas/dia enquanto o Brangus de 497 larvas/dia. Estima-se que Brangus necessitou de apenas 11,3% das larvas nas pastagens originadas do Nelore para manter o nível de infestação apresentado neste trabalho. Os animais Brangus criados com Nelore não diminuem a carga parasitária continuando a sofrer os efeitos da ação do carrapato. Os bovinos da raça Nelore não servem como aspiradores da infestação por R. microplus, pois eles não reduzem a infestação dos bovinos Brangus.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Andreotti, Embrapa Gado de Corte

Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, CNPGC, Campo Grande, MS, Brasil.

Jacqueline Cavalcante Barros, Embrapa Gado de Corte

Analista da Embrapa Gado de Corte, CNPGC, Campo Grande, MS, Brasil.

Marcos Valerio Garcia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia

Bolsista, DCR, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia, FUNDECT, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Vinicius da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina, FAMED, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Leandro de Oliveira Souza Higa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, FAMED, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Pamella Oliveira Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, FAMED, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Isabella Mauimi Zaidan Blecha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduacão em Ciência Animal, FAMEZ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Paulino Bonatte-Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduacão em Ciência Animal, FAMEZ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Andreotti, R., Barros, J. C., Garcia, M. V., Rodrigues, V. da S., Higa, L. de O. S., Duarte, P. O., Blecha, I. M. Z., & Bonatte-Junior, P. (2018). Infestação de carrapatos em bovinos Brangus criados com Nelore no Brasil central. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1099–1114. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1099

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)