Desenvolvimento dos órgãos digestórios de frangos de corte fêmea submetidos a diferentes períodos de jejum pós-eclosão

Autores

  • Thiago Pereira Ribeiro Médico Veterinário
  • Edmilson Santos de Freitas Médico Veterinário
  • Ricardo Clemente Médico Veterinário
  • Flavia Kleszcz da Cruz Universidade Estadual de Maringá
  • Tatiana Carlesso dos Santos Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p893

Palavras-chave:

Pintos de corte, Janela de nascimento, Incubação.

Resumo

O efeito dos períodos de jejum pós-eclosão foi avaliado sobre o peso inicial das aves e de seus órgãos digestórios. Ovos férteis de matrizes de frango de corte (linhagem Cobb Fast) de 62 semanas de idade foram incubados e após a eclosão os pintinhos (fêmeas) foram divididos em seis tratamentos de 40 aves cada, correspondentes a tempos diferentes de jejum (0, 6, 12, 24, 48 e 72 horas). Com 1, 3, 6 e 10 dias de idade, o peso corporal das aves e do vitelo residual, pesos relativos do proventrículo + moela, intestino + pâncreas, fígado, e o comprimento total do intestino foram analisados. Aos 6 dias de idade, os animais que foram submetidos ao jejum pós-eclosão de até 12 horas demonstraram melhor desenvolvimento com maior peso corporal em relação aos demais. Essas aves não apresentaram ganho compensatório quando alimentadas; no entanto, aos 10 dias de idade, os animais submetidos a 48 e 72 horas de jejum, permaneceram com menor desenvolvimento corporal. O crescimento do intestino também foi comprometido em função do jejum pós-eclosão, com redução de comprimento e peso. O jejum pós-eclosão de até 24 horas não afetou o peso corporal e o peso de órgãos digestórios em fêmeas de frango de corte criadas até 10 dias. Já jejum de 48 e 72 horas afeta de forma negativa o peso corporal e o crescimento dos órgãos digestórios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Pereira Ribeiro, Médico Veterinário

M.e, Zootecnista, Brasil.

Edmilson Santos de Freitas, Médico Veterinário

M.e, Médico Veterinário, Brasil.

Ricardo Clemente, Médico Veterinário

Médico Veterinário, Brasil.

Flavia Kleszcz da Cruz, Universidade Estadual de Maringá

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Tatiana Carlesso dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Profª Drª, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Como Citar

Ribeiro, T. P., Freitas, E. S. de, Clemente, R., Cruz, F. K. da, & Santos, T. C. dos. (2018). Desenvolvimento dos órgãos digestórios de frangos de corte fêmea submetidos a diferentes períodos de jejum pós-eclosão. Semina: Ciências Agrárias, 39(2), 893–898. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p893

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)