Aquisição de nutrientes e crescimento do eucalipto sob efeito de fontes e concentrações de ácido húmico

Autores

  • Everton Geraldo de Morais Universidade Federal de Lavras
  • Carlos Alberto Silva Universidade Federal de Lavras
  • Sara Dantas Rosa Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1417

Palavras-chave:

Absorção de nutrientes, Bioatividade de fragmentos húmicos, Complexos orgânicos-metálicos, Eficiência de absorção de nutrientes, Substâncias húmicas.

Resumo

O ácido húmico (AH) pode aumentar o crescimento do eucalipto devido a seu efeito bioestimulante e aumento da absorção de nutrientes pelas plantas. A magnitude desses estímulos varia conforme a fonte, composição química, presença de fragmentos bioativos e concentração de AH. Objetivou-se, assim, avaliar o efeito de fontes e concentrações de AH na massa seca, aquisição e eficiência de absorção (EAbs) de nutrientes por mudas de eucalipto cultivadas em solução nutritiva. O experimento foi realizado em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 3x4+1, sendo testadas três fontes de AH (AH-L1 e AH-L2, derivados de diferentes produtos comerciais de AH, tendo como material de extração leonardita, sendo extraídos com NaOH 0,5 mol L-1 e KOH 0,5 mol L-1, respectivamente e o AH-Com, que foi extraído de composto, com KOH 0,5 mol L-1), que foram combinadas com quatro concentrações de C-AH (5, 10, 25 e 100 mg L-1), além de um tratamento controle onde o cultivo do eucalipto foi feito sem aplicação de AH. Mudas de eucalipto foram cultivadas durante 20 dias, mantendo-se três plantas por vaso. Ao final do experimento, foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), raiz (MSR) e total (MST), relação de massa seca raiz/parte aérea e os acúmulos de N, P, K, Ca, B, Cu, Fe e Zn na parte aérea e raiz, além da EAbs desses nutrientes pelas mudas de eucalipto. Há máxima produção de MSPA para concentrações de 14 e 13,5 mg L-1 de C-AH, respectivamente, para AH-L1 e AH-Com. A MSR aumentou com o uso de AH de composto, sendo máximo o crescimento de raiz para a concentração de 55 mg L-1 de C-AH. O acúmulo de Fe na parte aérea do eucalipto diminuiu com a aplicação de AH, comprometendo a translocação do nutriente da raiz para a parte aérea. Há restrição severa no acúmulo de Cu pelas plantas à medida que se aumenta a concentração de C-AH, independentemente da fonte de AH utilizada. O maior crescimento do eucalipto em concentrações menores que 15 mg L-1 de C-AH ocorre mais pelo estímulo ao crescimento da parte aérea e de raízes do que devido à maior aquisição e EAbs de nutrientes pelas plantas. O uso de altas concentrações de C-AH demanda maior concentração de alguns micronutrientes na solução nutritiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everton Geraldo de Morais, Universidade Federal de Lavras

Discente de Doutorado, Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Carlos Alberto Silva, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, Departamento de Ciência do Solo, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Sara Dantas Rosa, Universidade Federal de Lavras

Discente de Doutorado, Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Morais, E. G. de, Silva, C. A., & Rosa, S. D. (2018). Aquisição de nutrientes e crescimento do eucalipto sob efeito de fontes e concentrações de ácido húmico. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1417–1436. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1417

Edição

Seção

Artigos