Tamanho de amostra para estimação da média de caracteres morfológicos de cultivares de centeio em épocas de semeadura e de avaliação

Autores

  • Cirineu Tolfo Bandeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Cargnelutti Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Nicolau Follmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Cláudia Marques de Bem Universidade Federal de Santa Maria
  • Cleiton Antonio Wartha Universidade Federal de Viçosa
  • Rosana Marzari Thomasi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p521

Palavras-chave:

Planejamento amostral, Precisão amostral, Secale cereale L.

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram determinar o tamanho de amostra (número de plantas) para a estimação da média de caracteres morfológicos de centeio (Secale cereale L.) e verificar a variabilidade do tamanho de amostra entre caracteres, entre cultivares, entre épocas de semeadura e de avaliação, para distintos erros de estimação da média. Foram conduzidos dez ensaios de uniformidade, com duas cultivares de centeio (BRS Progresso e Temprano) em cinco épocas de semeadura (03/05/2016, 25/05/2016, 07/06/2016, 22/06/2016 e 04/07/2016). Durante o desenvolvimento da cultura foram realizadas avaliações dos caracteres altura de planta, número de folhas e número de colmos. Para verificar as diferenças dos caracteres, entre cultivares e entre épocas de semeadura e de avaliação, foi aplicado o teste F, para testar a hipótese de homogeneidade de variâncias e o teste t de Student, para testar a hipótese de igualdade de médias. Foi calculado o tamanho de amostra de cada caractere para distintos erros de estimação da média. Há variabilidade do tamanho de amostra entre os caracteres, cultivares, épocas de semeadura e épocas de avaliação. Para a estimação da média de altura de planta, com mesma precisão, é necessário menor tamanho de amostra nas épocas de avaliação intermediárias e finais comparadas as épocas iniciais de avaliação. Para os caracteres números de folhas e de colmos nas épocas iniciais de avaliação, é necessário tamanho de amostra menor do que em épocas finais de avaliação. São necessárias 83 e 103 plantas, respectivamente, para as cultivares BRS Progresso e Temprano, para a estimação da média dos caracteres, com erro máximo de estimação de 15%, entre épocas de semeadura e entre épocas de avaliação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cirineu Tolfo Bandeira, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Alberto Cargnelutti Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr., Departamento de Fitotecnia, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Diego Nicolau Follmann, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr., Departamento de Fitotecnia, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Cláudia Marques de Bem, Universidade Federal de Santa Maria

Zootecnista, Drª, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Cleiton Antonio Wartha, Universidade Federal de Viçosa

Engº Agrº, Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Rosana Marzari Thomasi, Universidade Federal de Santa Maria

Discente de Graduação em Agronomia, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Como Citar

Bandeira, C. T., Cargnelutti Filho, A., Follmann, D. N., Bem, C. M. de, Wartha, C. A., & Thomasi, R. M. (2018). Tamanho de amostra para estimação da média de caracteres morfológicos de cultivares de centeio em épocas de semeadura e de avaliação. Semina: Ciências Agrárias, 39(2), 521–532. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p521

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>