Microbiota da água residuária de suinocultura na estação de tratamento e área de produção de capim-tifton 85

Autores

  • Jaqueline Rocha Wobeto Sarto Universidade Estadual Paulista
  • Marcela Abbado Neres Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Samantha Mariana Monteiro Sunahara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Caroline Daiane Nath Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • José Renato Stangarlin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Vinicius Mansano Sarto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p797

Palavras-chave:

Forragem conservada, Micro-organismos, Forragem, Solo, Planta.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do tratamento do biodigestor nas características microbiológicas da água residuária de suinocultura (ARS), no local de produção até o local de armazenamento, bem como caracterizar e comparar a composição microbiológica do solo, matéria orgânica e planta, em uma área de produção de feno e pré-secado. A área de capim-tifton 85 foi implantada há oito anos e é destinada exclusivamente à produção de feno e pré-secado, utilizando como única fonte de adubação a aplicação da ARS. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com parcelas sub divididas, com cinco repetições, sendo as parcelas principais: ARS in natura (afluente), a ARS após a saída do biodigestor (efluente) e a ARS na lagoa de armazenamento; além da área de produção do capim-tifton 85: solo, resíduo das plantas na superfície do solo (matéria orgânica) e parte aérea da planta. As sub parcelas foram: a estação chuvosa e a estação seca. Os resultados mostram que a carga microbiana presente na ARS foi reduzida durante o processo de tratamento, com maiores contagens no afluente, e menores no efluente e lagoa de armazenamento. O tratamento da ARS foi eficiente na redução da população microbiana. A população de Bacillus e Clostridium é influenciada pela estação do ano, com maiores populações na estação chuvosa (verão) em relação à estação seca (inverno). Os gêneros de bolores identificados na área de produção da ARS foram Penicillium, Rhizopus, Fusarium, Helminthosporium, Phoma. Na área de produção do capim-tifton 85 foram encontrados os gêneros Penicillium, Rhizopus, Fusarium, Cladosporium, Helminthosporium, Bipolaris, Phoma, Aspergillus, Trichoderme.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Rocha Wobeto Sarto, Universidade Estadual Paulista

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, FMVZ/UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Marcela Abbado Neres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª, Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Samantha Mariana Monteiro Sunahara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

M.e em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Caroline Daiane Nath, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

José Renato Stangarlin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof., Departamento de Agronomia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marcos Vinicius Mansano Sarto, Universidade Estadual Paulista

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Como Citar

Sarto, J. R. W., Neres, M. A., Sunahara, S. M. M., Nath, C. D., Stangarlin, J. R., & Sarto, M. V. M. (2018). Microbiota da água residuária de suinocultura na estação de tratamento e área de produção de capim-tifton 85. Semina: Ciências Agrárias, 39(2), 797–808. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p797

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>