Levantamento dos fatores associados à cria e recria de fêmeas bovinas de propriedades leiteiras familiares

Autores

  • Rodrigo de Andrade Ferrazza Universidade Estadual Paulista
  • Gilvando Fabio Uliana de Moura Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Marcos Aurélio Lopes Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1653

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Bezerra, Diagnóstico, Extensão rural, Novilha, Pecuária de leite.

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar os fatores associados à cria e recria de fêmeas bovinas de propriedades leiteiras em regime de economia familiar. Foram investigados 20 sistemas de produção de leite familiares localizados no município de Conceição de Ipanema, MG, Brasil. Os produtores rurais foram entrevistados utilizando-se um formulário de diagnóstico semiestruturado contendo 152 perguntas. As questões abordadas envolveram a caracterização do produtor, do rebanho e do sistema de criação de bezerras e novilhas. Os dados foram processados no software Sphinx® e as análises descritivas foram realizadas no software MS Excel®. Os resultados demonstraram pontos fortes, incluindo realização de cura de umbigo (100%), localização dos bezerreiros acima (45%) ou ao lado do curral (35%) e existência de calendário sanitário (90%). Porém, diversas limitações no manejo da criação de bezerras e novilhas foram identificadas, como a não realização de escrituração zootécnica (55%), ordenha manual com bezerro ao pé (65%), ausência de dimensionamento do rebanho (100%), não execução da pesagem rotineira das bezerras (95%), manejo da colostragem incorreto (80%), não fornecimento do leite de transição para as bezerras (85%), além de possível falha no diagnóstico de doenças por parte dos produtores. Assim, é imperativa a disseminação de práticas de manejo adequadas pelos técnicos extensionistas e a formulação de políticas públicas que atendam as aspirações e promovam a sustentabilidade econômica e social dos agricultores familiares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo de Andrade Ferrazza, Universidade Estadual Paulista

Dr. em Biotecnologia Animal, Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, Brasil.

Gilvando Fabio Uliana de Moura, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural

Técnico Extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, MG.

Marcos Aurélio Lopes, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Ferrazza, R. de A., Moura, G. F. U. de, & Lopes, M. A. (2018). Levantamento dos fatores associados à cria e recria de fêmeas bovinas de propriedades leiteiras familiares. Semina: Ciências Agrárias, 39(4), 1653–1668. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1653

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>