Desenvolvimento e aceitação sensorial de chips desidratado de mandioca biofortificada

Autores

  • Luciana Alves de Oliveira Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Ronielli Cardoso Reis Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Hannah Miranda Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Vanderlei da Silva Santos Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • José Luiz Viana de Carvalho Embrapa Agroindústria de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3579

Palavras-chave:

Beta-caroteno, Desidratação, Manihot esculenta Crantz, Avaliação sensorial.

Resumo

A mandioca é a base alimentar para milhões de pessoas das regiões tropicais da África, América Latina e Ásia. Contudo as variedades comerciais de mandioca são deficientes em vitamina A e o consumo de mandioca biofortificada, que apresenta maior concentração de Beta-caroteno nas raízes, representa uma alternativa para prevenir essa deficiência. Os produtos desidratados são uma parte integrante da dieta de muitos consumidores, os quais têm preferido alimentos mais saudáveis e de menor valor calórico. O objetivo desse estudo foi desenvolver um produto desidratado de mandioca (chips desidratados) a partir de variedades biofortificadas. Os chips desidratados foram elaborados a partir de raízes dos seguintes genótipos de mandioca biofortificados: BRS Dourada, BRS Gema de Ovo, BRS Jari e o híbrido 2003 14-11. Para a obtenção dos chips desidratados, as raízes de mandioca foram lavadas, sanitizadas, descascadas, fatiadas com 0,8 mm de espessura, branqueadas e desidratadas a 65 °C. Na primeira etapa, os chips desidratados foram elaborados sem adição de aromatizante, a partir de raízes de quatro genótipos de mandioca, colhidos aos 12 meses após o plantio, a fim de selecionar os dois melhores para a produção dos chips desidratados com base na aceitação sensorial. Na segunda etapa, foram elaborados chips desidratados com adição de aromatizante sabor cebola e salsa, a partir dos dois genótipos selecionados na etapa anterior. A variedade BRS Jari e o híbrido 2003 14-11 apresentaram os maiores teores de carotenoides totais, 10,54 µg g-1 e 6,92 µg g-1, respectivamente, e de Beta-caroteno, 8,93 µg g-1 e 4,98 µg de g-1, respectivamente. Para a retenção dos carotenoides totais e do Beta-caroteno não houve diferença significativa entre os chips desidratados elaborados com os quatro genótipos de mandioca biofortificados, que apresentaram valores médios de 76% e 67%, respectivamente. Os chips desidratados elaborados com a variedade BRS Jari e o híbrido 2003 14-11 apresentaram as maiores médias para o atributo sabor e não diferiram entre si quanto à crocância e aceitação global, sendo classificados entre os termos “gostei ligeiramente” e “gostei moderadamente”. Apesar da adição do aromatizante sabor “cebola e salsa”, não houve uma maior aceitação pelos consumidores. Os chips desidratados de mandioca elaborados com a variedade BRS Jari e o híbrido 2003 14-11 apresentaram boa aceitação sensorial e elevada retenção de carotenoides totais e de Beta-caroteno sendo, portanto, variedades biofortificadas adequadas para a elaboração desse produto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Alves de Oliveira, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Pesquisadora, Embrapa Mandioca e Fruticultura, CNPMF, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Ronielli Cardoso Reis, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Pesquisador, Embrapa Mandioca e Fruticultura, CNPMF, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Hannah Miranda Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente de Graduação em Licenciatura em Biologia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Vanderlei da Silva Santos, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Pesquisador, Embrapa Mandioca e Fruticultura, CNPMF, Cruz das Almas, BA, Brasil.

José Luiz Viana de Carvalho, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Pesquisador, Embrapa Agroindústria de Alimentos, CTAA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Oliveira, L. A. de, Reis, R. C., Santana, H. M., Santos, V. da S., & Carvalho, J. L. V. de. (2017). Desenvolvimento e aceitação sensorial de chips desidratado de mandioca biofortificada. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3579–3590. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3579

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)