Desenvolvimento e avaliação de colhedora semi-mecanizada com o princípio de vibrações mecânicas para frutos de macaúba

Autores

  • Christina Maria de Freitas Grupioni Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Lúcio Santos Universidade Federal de Lavras
  • Haroldo Carlos Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Domingos Sarvio Magalhães Valente Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco de Assis de Carvalho Pinto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p497

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Colheita, Mecanização agrícola, Projeto de máquinas.

Resumo

A macaúba (Acrocomia aculeata) é um produto da sociobiodiversidade brasileira e é uma excelente fonte de óleo para a indústria cosmética, de alimentos e de combustíveis. Um dos gargalos técnicos da produção dos frutos da macaúba é a colheita feita de forma manual com ferramentas rudimentares e no sistema extrativista, que tem dependência muito grande de mão de obra. Objetivou-se com o presente trabalho desenvolver o projeto informacional, conceitual e detalhado de um sistema semi-mecanizado de colheita que possa ser utilizado em condições adversas de relevo. Foi proposto o conceito de um mecanismo colhedor de macaúbas, de baixo custo, que funciona pelo princípio de vibrações mecânicas, e é capaz de trabalhar com eficiência em lavouras plantadas e maciços naturais. A partir de uma adaptação do método de Pahl e Beitz para desenvolvimento de projetos de máquinas, e a utilização do método de prototipagem de evolução, foram construídos protótipos de integração, que passaram por ensaio preliminar de campo. Foram realizadas algumas modificações em derriçadoras portáteis de café, que se constituíram em alterações no sistema de geração de sinais de vibração e foram transmitidos aos frutos de macaúba, na interface cabeçote/planta. Apenas um dos protótipos construídos foi considerado eficaz e adequado para realização posterior de avaliação de desempenho (protegida por meio de depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, sob o n.º BR 10 2017 010814 7). Para o projeto detalhado foram empregadas técnicas de CAD (Projeto Auxiliado por Computador). Posteriormente, foi possível observar a validação de eficiência da colheita dos frutos de macaúba pelo princípio de vibrações mecânicas. Nas condições em que ocorreram, os ensaios de campo demonstraram que a média da eficiência de colheita para o modelo proposto com varetas vibratórias foi de 97,4% e a média da capacidade de colheita foi de 566,91 kg h- 1.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christina Maria de Freitas Grupioni, Universidade Federal de Viçosa

Engª Agrª, Discente Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Fábio Lúcio Santos, Universidade Federal de Lavras

Prof. Mestre, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Haroldo Carlos Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Mestre, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Domingos Sarvio Magalhães Valente, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Mestre, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Francisco de Assis de Carvalho Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Ph. D., UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Como Citar

Grupioni, C. M. de F., Santos, F. L., Fernandes, H. C., Valente, D. S. M., & Pinto, F. de A. de C. (2018). Desenvolvimento e avaliação de colhedora semi-mecanizada com o princípio de vibrações mecânicas para frutos de macaúba. Semina: Ciências Agrárias, 39(2), 497–510. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p497

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)