Aspectos epidemiológicos da cisticercose em relação a rede hidrográfica no triangulo mineiro, MG, Brasil

Autores

  • Camilla Taveira Ducas Duarte Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Sérgio Arruda Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Letícia Ferreira Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Tatiane Oliveira Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Paula Dias Bevilacqua Universidade Federal de Viçosa
  • Emílio Campos Acevedo Nieto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p221

Palavras-chave:

Cisticercose bovina, Fatores de risco, Distribuição especial, Hidrografia.

Resumo

A cisticercose acomete aos bovinos, que desenvolvem a larva da Taenia saginata, a partir da ingestão de seus ovos que são liberados pelos seres humanos. É uma parasitose que tem distribuição mundial. O uso do geoprocessamento possibilita melhor definição de áreas endêmicas e das populações sob diferentes níveis de risco, criando base para programas de controle específicos para cada sistema de criação agropecuária. O objetivo deste trabalho foi avaliar a situação epidemiológica da cisticercose bovina, em propriedades de quatro municípios da região do Triângulo Mineiro (Romaria, Iraí de Minas, Grupiara e Douradoquara), com especial atenção sobre a influência da rede hidrográfica na distribuição espacial da doença. As propriedades amostradas (68) para a análise laboratorial e epidemiológica (questionário) também foram georreferenciadas e realizada a análise dos fatores de risco com o uso do programa ArcGIS 10.1. Os animais foram submetidos a testes de imunodiagnóstico (ELISA E IMMUNOBLOT) para diagnóstico da cisticercose bovina e após a confirmação das propriedades foco da doença foi analisada a distribuição espacial dos casos em relação a bacia hidrográfica da região. Os resultados positivos para cisticercose bovina nas propriedades dos municípios de Romaria e Iraí de Minas mostraram-se agrupados, resultado esse significante (p < 0,01). Enquanto que os resultados positivos para cisticercose bovina nos municípios de Grupiara e Douradoquara mostraram-se aleatórios (p = 0,27). O fator de risco que se mostrou estatisticamente significante na análise de regressão para a transmissão da cisticercose foi a fonte de água proveniente de rio/ribeirão. A partir da análise do mapa com base na hidrografia da região pode-se observar que a distribuição, dos casos positivos para cisticercose bovina nas propriedades, apresentou como principal fator de risco a interferência dos rios e seus afluentes que banham os municípios amostrados. Esse estudo permitiu a identificação da prevalência do complexo teníase-cisticercose nas propriedades dos municípios amostrados (53,84% em Romaria, 45,45% em Grupiara, 37,03% em Iraí de Minas e 35,29% em Douradoquara) e os resultados permitirão auxiliar na prevenção e no controle dessa zoonose nas áreas pesquisadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camilla Taveira Ducas Duarte, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Discente do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Paulo Sérgio Arruda Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Médico Veterinário, Prof. Dr., Deptº de Veterinária, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Letícia Ferreira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Dra, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Tatiane Oliveira Santos, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Dra, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Paula Dias Bevilacqua, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Profa Dra, Deptº de Veterinária, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Emílio Campos Acevedo Nieto, Universidade Federal de Viçosa

Médico Veterinário, Dr., UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Duarte, C. T. D., Pinto, P. S. A., Silva, L. F., Santos, T. O., Bevilacqua, P. D., & Acevedo Nieto, E. C. (2018). Aspectos epidemiológicos da cisticercose em relação a rede hidrográfica no triangulo mineiro, MG, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 221–230. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p221

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)