Tratamento de sementes para o manejo de Meloidogyne javanica em soja

Autores

  • Adriely Alves de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Vinicius Hicaro Frederico Abe Alltech Crop Science
  • Ricardo Marcelo Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Isabel Balbi-Peña Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Cristina Santiago Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2995

Palavras-chave:

Eclosão, Mortalidade, Motilidade, Nematicida, Nematoide de galhas.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência do ingrediente ativo abamectina, isolado ou em combinação com fungicidas e inseticidas formulados para o tratamento industrial de sementes, sobre a população de Meloidogyne javanica, in vitro e em casa de vegetação. Em ambos os ensaios, avaliou-se a combinação dos tratamentos: abamectina; thiamethoxam; fludioxonil + metalaxil-m + tiabendazol. Como controle utilizou-se água para o ensaio in vitro, e testemunhas inoculada e não inoculada com M. javanica, em casa de vegetação. Os ensaios foram realizados em delineamento inteiramente casualizado com seis (in vitro) e 10 (casa de vegetação) repetições. In vitro, avaliou-se o efeito sobre a eclosão, motilidade e mortalidade dos juvenis de M. javanica. Em casa de vegetação, as sementes da cultivar de soja BRS 133 foram tratadas e aos 15, 30 e 60 dias após a inoculação (DAI) com M. javanica foram realizadas mensurações fitométricas das plantas. Avaliaram-se, também, aos 15 DAI a penetração de juvenis de segundo estádio (J2); aos 30 DAI avaliou-se galhas, massas de ovos, nematoides/g de raiz e população final; e aos 60 DAI quantificou-se a população final de nematoides nas raízes. Os tratamentos contendo abamectina foram os mais eficientes em diminuir a eclosão dos juvenis. Todos os tratamentos apresentaram efeito na motilidade dos nematoides com relação à testemunha, sendo que no tratamento contendo apenas abamectina foi observada, também, a total mortalidade dos juvenis. Em casa de vegetação, aos 15 DAI, as plantas de soja tratadas apresentaram maior massa fresca de raiz e comprimento da parte aérea, diferindo estatisticamente da testemunha inoculada. Todos os tratamentos reduziram o número de nematoides por grama de raiz, diferindo da testemunha. Aos 30 DAI, observou-se eficiência dos tratamentos em reduzir a população final de M. javanica, destacando-se os tratamentos abamectina e abamectina + thiamethoxam + fludioxonil + metalaxil-m + tiabendazole. No entanto, aos 60 DAI o efeito dos tratamentos não se manteve sobre a população de M. javanica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriely Alves de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Vinicius Hicaro Frederico Abe, Alltech Crop Science

Engº Agrº, M.e, Alltech Crop Science, Londrina, PR, Brasil.

Ricardo Marcelo Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Maria Isabel Balbi-Peña, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Fitopatologia, Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Débora Cristina Santiago, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Fitopatologia/Nematologia, Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Almeida, A. A. de, Abe, V. H. F., Gonçalves, R. M., Balbi-Peña, M. I., & Santiago, D. C. (2017). Tratamento de sementes para o manejo de Meloidogyne javanica em soja. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 2995–3006. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2995

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>