Carne suína: perfil de consumidores do Oeste do Paraná e avaliação física de bisteca

Autores

  • Rosana Aparecida da Silva-Buzanello Universidade Estadual de Londrina
  • Daneysa Lahis Kalschne Universidade Estadual de Londrina
  • Silmara Maisa Heinen Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Claudete Pertum Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexia Francielli Schuch Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marinês Paula Corso Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Canan Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3563

Palavras-chave:

Atributos de qualidade, Carne DFD, Carne PSE, Comportamento de compra, Força de cisalhamento, Pesquisa descritiva.

Resumo

O consumo de carne suína no Brasil ainda é baixo, apesar da importância produtiva. Questões relevantes a suinocultura, qualidade da carne e avaliação de aspectos e atributos considerados importantes por consumidores no momento da compra possibilitam identificar a demanda do mercado consumidor. Além disso, a avaliação dos parâmetros físicos de cortes é sugerida para atestar a qualidade. Este trabalho teve como objetivo identificar a situação atual da suinocultura e determinar os principais aspectos e atributos considerados pelos consumidores no momento da compra de carne suína na região Oeste do Paraná. De forma adicional, os parâmetros físicos de cinco marcas de bistecas suínas comercializadas na região foram determinados. Inicialmente, uma pesquisa exploratória foi realizada com dez profissionais do setor suinícola, que demonstraram conhecer os fatores que interferem na qualidade da carne obtida e que algumas cidades da região estão ultrapassando a capacidade de absorção do mercado de produção de suínos. Uma pesquisa descritiva com cem consumidores mostrou que apesar de a maioria preferir carne bovina, 41% declararam consumir carne suína de 2 a 3 vezes por semana. Os cortes preferidos foram bisteca e costela, consumidos na maioria das vezes fritos ou assados. Itens como validade e registro de inspeção federal foram considerados os de maior importância no ato da compra enquanto o preço foi o menos importante. Quanto aos atributos sensoriais, a cor da carne foi a mais citada. Na avaliação física de bistecas de cinco marcas comerciais não houve diferença (p > 0,05) nos resultados de pH, capacidade de retenção de água e perda de peso por cozimento, diferente do observado para a cor (L*, a* e b*) e força de cisalhamento, que apresentaram diferença entre as marcas (p ? 0,05). Comparando-se os valores de pH e L*, pode-se sugerir que duas marcas avaliadas apresentaram características de carne normal, uma marca carne DFD (pH > 6,0 e L* < 45) e as outras duas PSE (pH < 6,0 e L* > 50). A pesquisa contribuiu para o levantamento de características consideradas importantes pelos consumidores de carne suína, sugerindo ações estratégicas para alcançar um maior índice de preferência e consumo. A avaliação dos parâmetros físicos das bistecas mostrou que, por se tratar amostras de diferentes procedências comerciais e submetidas a diferentes condições de processamento e armazenamento, existe uma variabilidade envolvida nos parâmetros físicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Aparecida da Silva-Buzanello, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisadora, Doutorado em Ciência de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Daneysa Lahis Kalschne, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisadora, Doutorado em Ciência de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Silmara Maisa Heinen, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente, Graduação em Tecnologia em Alimentos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Medianeira, PR, Brasil.

Claudete Pertum, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente, Graduação em Tecnologia em Alimentos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Medianeira, PR, Brasil.

Alexia Francielli Schuch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pesquisadora, Mestrado em Tecnologia de Alimentos, UTFPR, Medianeira, PR, Brasil.

Marinês Paula Corso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profª, Departamento Acadêmico de Alimentos, UTFPR, Medianeira, PR, Brasil.

Cristiane Canan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profª, Mestrado em Tecnologia de Alimentos, UTFPR, Medianeira, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Silva-Buzanello, R. A. da, Kalschne, D. L., Heinen, S. M., Pertum, C., Schuch, A. F., Corso, M. P., & Canan, C. (2017). Carne suína: perfil de consumidores do Oeste do Paraná e avaliação física de bisteca. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3563–3578. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3563

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)