Efeito de fontes de fósforo sobre a digestibilidade “in vitro” da matéria seca, da matéria orgânica e nutrientes digestíveis totais do capim- Mombaça (Panicum maximum Jacq. Cv. Mombaça)

Autores

  • Fábio Jacobs Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Clóves Cabreira Jobim Universidade Estadual de Maringá
  • Antonio Ferriani Branco Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Antonio Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p211

Palavras-chave:

Fertilizantes, Forragem, Pastagem, Pastejo.

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de fontes de fósforo sobre a qualidade de massa de forragem do capim-Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça), no que se refere à digestibilidade “in vitro” da matéria seca e da matéria orgânica e concentração de NDT. Foram feitas amostragens mensais da massa de forragem disponível, no período de dezembro de 2002 a abril de 2003. Os tratamentos avaliados foram três fontes de fósforo (1-termofosfato magnesiano YoorinÆÊ; 2-fosfato natural GafsaÆÊ; 3-superfosfato simples + superfosfato triplo) e tratamento testemunha, distribuídos em delineamento de blocos casualisados com três repetições. Foram utilizados 12 piquetes com tamanho de 0,7 a 1,0 hectare, separados por cerca com dois fios eletrificados. O método de pastejo utilizado foi o da lotação contínua com carga variável (“put-and-take”). Os coeficientes de DIVMS, DIVMO e NDT reduziram ao longo do período de coleta. Entre os tratamentos, a DIVMS, DIVMO e concentração de NDT não tiveram diferença significativa (P>0,05).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Jacobs Dias, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Zootecnia da UEM - Maringá, PR.

Clóves Cabreira Jobim, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Zootecnia da UEM - Maringá, PR.

Antonio Ferriani Branco, Universidade Estadual de Maringá

Aluno de Doutorado em Zootecnia - PPZ UEM - Maringá, PR.

Carlos Antonio Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Aluno de Doutorado em Zootecnia - PPZ UEM - Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Dias, F. J., Jobim, C. C., Branco, A. F., & Oliveira, C. A. L. de. (2008). Efeito de fontes de fósforo sobre a digestibilidade “in vitro” da matéria seca, da matéria orgânica e nutrientes digestíveis totais do capim- Mombaça (Panicum maximum Jacq. Cv. Mombaça). Semina: Ciências Agrárias, 29(1), 211–220. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p211

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>