Viabilidade técnica e econômica do trigo irrigado em função de doses e fontes de nitrogênio e à inoculação com Azospirillum brasilense

Autores

  • Fernando Shintate Galindo Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho Universidade Estadual Paulista
  • Maria Aparecida Anselmo Tarsitano Universidade Estadual Paulista
  • Salatier Buzetti Universidade Estadual Paulista
  • José Mateus Kondo Santini Instituto de Ensino Superior de Rio Verde
  • Mariana Gaioto Ziolkowski Ludkiewicz Universidade Estadual Paulista
  • Cleiton José Alves Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p51

Palavras-chave:

Triticum aestivum, Adubação nitrogenada, Custo operacional total, Sistema plantio direto.

Resumo

O Azospirillum brasilense se destaca na fixação biológica de nitrogênio (FBN) em cultivo de trigo. Contudo, faltam maiores pesquisas para definição do quanto se pode aplicar de N mineral quanto à eficiência da FBN, para alcançar altas produtividades economicamente sustentáveis. Além disso, seria interessante analisar se a ureia com inibidor da enzima urease NBPT pode ser menos prejudicial, beneficiando a FBN em gramíneas. Sendo assim, objetivou-se estudar o efeito da inoculação com Azospirillum brasilense, associado às doses e fontes de N, avaliando economicamente a produtividade de grãos de trigo irrigado. O experimento foi desenvolvido em Selvíria - MS, nos agrícolas de 2014 e 2015, em sistema plantio direto, em Latossolo Vermelho distroférrico. O delineamento experimental foi em blocos aoacaso, com quatro repetições, dispostos em um esquema fatorial 2 x 5 x 2, sendo: 2 fontes de N (ureia e Super N - ureia com inibidor da enzima urease; 5 doses de N em cobertura (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1); com e sem inoculação de sementes com A. brasilense. O fornecimento de N por meio do Super N não foi economicamente superior ao uso de ureia convencional, portanto recomenda-se utilizar a ureia em função da facilidade de aquisição. A aplicação de 140 kg ha-1 de N aliada à inoculação com A. brasilense proporcionou maior produtividade de grãos, entretanto a dose de 50 kg ha-1, na ausência de inoculação e com a fonte ureia, proporcionou maior viabilidade econômica no cultivo de trigo, todavia não é suficiente para garantir elevada lucratividade com a produção de grãos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Shintate Galindo, Universidade Estadual Paulista

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr., UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Maria Aparecida Anselmo Tarsitano, Universidade Estadual Paulista

Profa Dra, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Salatier Buzetti, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr., UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

José Mateus Kondo Santini, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde

Prof. M.e, Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, IESRIVER, Rio Verde, GO, Brasil.

Mariana Gaioto Ziolkowski Ludkiewicz, Universidade Estadual Paulista

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Cleiton José Alves, Universidade Estadual Paulista

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agricultura, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Galindo, F. S., Teixeira Filho, M. C. M., Tarsitano, M. A. A., Buzetti, S., Santini, J. M. K., Ludkiewicz, M. G. Z., & Alves, C. J. (2018). Viabilidade técnica e econômica do trigo irrigado em função de doses e fontes de nitrogênio e à inoculação com Azospirillum brasilense. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 51–66. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p51

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>