Estudo morfológico da glândula pineal do cão

Autores

  • Lucas Alécio Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Irvênia Luiza de Santis Prada Universidade de São Paulo
  • Eduardo Cunha Farias Universidade de São Paulo
  • Jakeline Paola Zanon Universidade Estadual de Londrina
  • Selwyn Arlington Headley University of Helsinki
  • Francisco Xavier Hernandez Blazquez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p137

Palavras-chave:

Cão, Pineal, Pinealócitos, Células da Glia, Macroscopia, Microscopia.

Resumo

Após a descoberta da melatonina por Lerner et al. (1958), novas pesquisas e perspectivas surgiram tornando a pineal uma estrutura mais estudada. Além disso, sabe-se que este hormônio está relacionado com o controle circadiano e outras funções comportamentais fisiológicas como o ciclo reprodutivo e termorregulação. Neste trabalho, foram utilizados 20 cães e estudamos a morfologia das glândulas, empregando uma análise macroscópica e microscópica. O formato das pineais variou de cônico a glossóide (em relação à língua humana); cor entre bege e marrom-acinzentado e apresentaram consistência gelatinosa. A largura e o comprimento das glândulas variaram respectivamente de 1,38 a 2,39 mm e de 1,53 a 2,96 mm. Quanto à microscopia, utilizamos coloração de eosina-hematoxilina (HE), e em todas as pineais observamos a presença dos seguintes componentes: cápsula; septos ou trabéculas pinealócitos; células da glia; grânulos de pigmentos, e não foram notadas concreções calcáreas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Alécio Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Clínicas Veterinárias – Universidade Estadual de Londrina. Endereço para correspondência: Rua Afonso Pena, 326; Bairro: Residencial do lago II; Londrina-PR; CEP: 86062 - 140.

Irvênia Luiza de Santis Prada, Universidade de São Paulo

Professora Titular Aposentada – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Departamento de Cirurgia (VCI), Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

Eduardo Cunha Farias, Universidade de São Paulo

Professor Aposentado do Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Histologia, Embriologia e Citologia, da Universidade de São Paulo.

Jakeline Paola Zanon, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária Residente do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina.

 

 

 

 

Selwyn Arlington Headley, University of Helsinki

Senior Lecturer, Section of Veterinary Pathology, Department of Basic Veterinary Sciences, Faculty of Veterinary Medicine, University of Helsinki, FINLAND.

 

 

 

 

Francisco Xavier Hernandez Blazquez, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Departamento de Cirurgia (VCI), Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Gomes, L. A., Prada, I. L. de S., Farias, E. C., Zanon, J. P., Headley, S. A., & Blazquez, F. X. H. (2008). Estudo morfológico da glândula pineal do cão. Semina: Ciências Agrárias, 29(1), 137–150. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p137

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>