Avaliação a curto prazo da técnica intra-articular utilizando fio de náilon ou poliéster para correção da ruptura do ligamento cruzado cranial em cães

Autores

  • Tiago Carmagnani Prada Universidade Estadual Paulista
  • Anderson Coutinho da Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Bruno Watanabe Minto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p593

Palavras-chave:

RLCCr, Osteoartrite, Ortopedia, Articulação do joelho.

Resumo

A Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial (RLCCr) é uma afecção comumente vista na clínica de pequenos animais e, nos cães, pode ser decorrente de traumas, obesidade, fatores genéticos e osteoartrite (OA) primária. Todos os casos apresentam instabilidade articular e quando não tratados podem evoluir para OA secundária e perda funcional do membro. O objetivo do presente trabalho foi comparar os resultados, a curto prazo, da técnica intra-articular utilizando o botão cirúrgico associado ao fio de poliéster 5 (Grupo A), botão cirúrgico associado ao fio de náilon 5 (Grupo B), e grampo cirúrgico associado ao fio de poliéster 5 (Grupo C), para a estabilização da articulação do joelho após a RLCCr. Foram utilizados 18 cães com RLCCr, com peso variando entre 5 e 35 kg, com raça e sexo aleatórios. Os cães foram aleatoriamente divididos em três grupos de 6 indivíduos. Foram avaliados o grau de OA radiográfico, grau de claudicação pré e pós-operatório, o tempo cirúrgico e o aspecto macroscópico da cartilagem. Foi realizada a técnica cirúrgica intra-articular, utilizando-se fio para estabilização através de dois túneis cirúrgicos, um no côndilo lateral do fêmur e outro na crista da tíbia. Doze animais evoluíram de forma favorável, recuperando o apoio normal do membro após 15 dias da cirurgia. Quatro animais do grupo B apresentaram complicações sendo duas rupturas do fio após 30 dias de cirurgia e outros dois animais que apresentaram contratura muscular, com diminuição da amplitude de movimento seguida de perda funcional do membro, necessitando de novo procedimento cirúrgico. No grupo A observou-se a ruptura do fio após 15 dias da cirurgia em um animal e infecção do fio após 30 dias de pós-operatório em outro cão. Já os animais do grupo C não apresentaram nenhuma complicação pós-cirúrgica. Assim, podemos concluir que os melhores resultados foram obtidos com o fio de poliéster associado ao grampo cirúrgico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Carmagnani Prada, Universidade Estadual Paulista

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Universidade Estadual Paulista, FCAV/UNESP Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

Anderson Coutinho da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Prof., Cirurgia de Pequenos Animais, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Bruno Watanabe Minto, Universidade Estadual Paulista

Prof., Cirurgia de Pequenos Animais, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Universidade Estadual Paulista, FCAV/UNESP Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Como Citar

Prada, T. C., Silva, A. C. da, & Minto, B. W. (2018). Avaliação a curto prazo da técnica intra-articular utilizando fio de náilon ou poliéster para correção da ruptura do ligamento cruzado cranial em cães. Semina: Ciências Agrárias, 39(2), 593–604. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p593

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)