Propriedades termodinâmicas da dessorção de água de sementes de alface

Autores

  • Juliana Soares Zeymer Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Cesar Corrêa Universidade Federal de Viçosa
  • Gabriel Henrique Horta de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais
  • Fernanda Machado Baptestini Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p921

Palavras-chave:

Entalpia diferencial, Entropia diferencial, Teoria da compensação entalpia-entropia, Equilíbrio higroscópico, Energia livre de Gibbs, Calor isostérico.

Resumo

O conhecimento da movimentação das moléculas de água dentro do material é importante para o correto estudo das interações entre a água e os componentes químicos dos produtos agrícolas. O cálculo das propriedades termodinâmicas relata essa necessidade, sendo fonte de informação para projetar equipamentos de secagem, calcular a energia requerida nesse processo e avaliar os fenômenos físicos que ocorrem na superfície dos alimentos. Diante da importância do assunto, o objetivo do presente trabalho foi determinar as propriedades termodinâmicas do processo de dessorção de água em sementes de alface. As sementes de alface possuíam teor de água inicial de 9,3% (b.s.). O teor de água de equilíbrio das sementes foi determinado pelo método estático-gravimétrico para diferentes valores de temperatura (10, 20, 30, 40 e 50 ± 1 °C) e atividade de água (entre 11 e 96%), em três repetições. De acordo com os resultados encontrados, observou-se que com o aumento do teor de água de equilíbrio, ocorre redução da energia necessária para a evaporação da água nas sementes de alface, sendo que os valores do calor isostérico integral de dessorção, na faixa de teor de água de 2,1 a 21,2% (b.s.), variaram de 4164,89 a 2477,43 kJ kg-1. Com a elevação do teor de água de equilíbrio, há um decréscimo da entropia diferencial, implicando em menor demanda de mobilidade das moléculas de água. A energia livre de Gibbs também diminuiu com o incremento do teor de água de equilíbrio, sendo positiva para todas as temperaturas estudadas, demonstrando a não espontaneidade do processo de dessorção de água nas sementes. A teoria da compensação entalpia-entropia foi satisfatoriamente aplicada ao fenômeno de sorção, sendo o processo de dessorção de água das sementes de alface controlado pela entalpia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Soares Zeymer, Universidade Federal de Viçosa

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Paulo Cesar Corrêa, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., Departamento de Engenharia Agrícola, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Gabriel Henrique Horta de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais

Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, IF Sudeste MG, Campus Manhuaçu, Distrito Realeza, Manhuaçu-MG, Brasil.

Fernanda Machado Baptestini, Universidade Federal do Espírito Santo

Profa Dra, Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus de Alegre, Alegre, ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Zeymer, J. S., Corrêa, P. C., Oliveira, G. H. H. de, & Baptestini, F. M. (2018). Propriedades termodinâmicas da dessorção de água de sementes de alface. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 921–932. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p921

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)