Hepatotoxicidade associada à microcistina

Autores

  • Ana Paula Millet Evangelista dos Santos Fundação Faculdades Luiz Meneghel
  • Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p417

Palavras-chave:

Microcystis aeruginosa, Microcistina, Cianotoxinas, Hepatotoxina.

Resumo

Efluentes industriais e urbanos e a intensa exploração agrícola e de pescado têm levado à eutrofização de muitos mananciais de água, destinados ao consumo e às atividades recreacionais. A eutrofização das águas, freqüentemente, tem como conseqüência o desenvolvimento expressivo de cianobactérias. Estas florações induzem a sérios problemas, visto que a ocorrência de Microcystis aeruginosa, uma das cianobactérias mais difundidas, pode produzir microcistinas (MCs). O efeito citotóxico da MC tem sido descrito no fígado, pulmões, estômago e intestino. Mortes de seres humanos, de animais silvestres e domésticos têm sido associadas à exposição a MC. Esta pode ocorrer diretamente por ingestão, inalação, contato, inoculação intravenosa (hemodiálise) ou indiretamente, pelo consumo de animais, dentre os quais os peixes e moluscos, que podem ingerir as cianobactérias e suas toxinas. A mais tóxica e também mais comum das MCs é a microcistina-LR (MC-LR), cujo órgão alvo é o fígado. A MC chega ao fígado especificamente por transporte dos ácidos biliares e, uma vez no citoplasma, inibe as proteínas fosfatases 1 e 2A, induzindo ao aumento da fosforilação protéica. Esta reação tem duas conseqüências: destruição do citoesqueleto, causando efeitos citotóxicos e descontrole da divisão celular, levando à promoção tumoral. A exposição aguda à MC induz severa hemorragia intra-hepática, necrose e apoptose, enquanto a exposição crônica pode causar neoplasia hepática ou intestinal. Também tem sido relatado que a hepatotoxicidade da MC está intimamente associada à formação intracelular de espécies reativas de oxigênio. A MC pode ser naturalmente degradada por bactérias ou pela radiação solar. Contudo, se não houver eficiente degradação, a MC poderá persistir na cadeia alimentar aquática. A contaminação de águas pela MC representa, portanto, perigo à saúde humana e de animais. Assim, esforços para evitar a eutrofização de fontes de águas são essenciais para minimizar riscos à saúde pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Millet Evangelista dos Santos, Fundação Faculdades Luiz Meneghel

Prof. Ass., Depto. Medicina Veterinária e Produção Animal - Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM), Bandeirantes-PR. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL-PR).

Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Assoc., Depto. Medicina Veterinária Preventiva - UEL-PR. Bolsa Produtividade em Pesquisa, CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Santos, A. P. M. E. dos, & Bracarense, A. P. F. R. L. (2008). Hepatotoxicidade associada à microcistina. Semina: Ciências Agrárias, 29(2), 417–430. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p417

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>