Influência da alimentação, temperatura e tempo de estocagem sobre a viabilidade extracorpórea do fluido ruminal de bovinos

Autores

  • Camila Cecilia Martin Universidade de São Paulo
  • Ayrton Rodrigo Hilgert Universidade de São Paulo
  • Erica Cristina Bueno do Prado Guirro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1181

Palavras-chave:

Estocagem, Fluido ruminal, Microbiota, Rumen, Transfaunação.

Resumo

Algumas vezes é necessário utilizar fluido ruminal obtido em abatedouros para transfaunação. Este estudo avaliou o fluido ruminal de bovinos recém abatidos alimentados in vivo com pasto ou pasto e concentrado estocados sob banho-maria, temperatura ambiente, refrigerado ou congelado submetidos à análise física, química e microbiológica por 24 horas. A cor, consistência e odor se alteraram primeiramente em refrigeração, seguido por temperatura ambiente e banho-maria. A fresco (TF) o pH foi de 7,5 no grupo pasto e 6,4 no grupo pasto e concentrado. O tempo de redução do azul de metileno a fresco foi 2.35 min no grupo pasto e 1.86 no grupo que recebeu pasto e concentrado, os melhores valores foram encontrados no grupo banho-maria. A concentração de cloreto no grupo pasto foi 15,7 e no grupo pasto e concentrado foi 16,3 mEq/L. Em relação às bactérias houve predomínio de Gram negativas. A concentração de protozoários foi 51,5 no grupo pasto e 47,5x104/ml no grupo pasto e concentrado com ligeira dominância de protozoários pequenos; a motilidade foi melhor em banho-maria que em temperatura ambiente, refrigerado ou congelado, respectivamente. A viabilidade do fluido ruminal coletado de bovinos recém abatidos é influenciada pela alimentação in vivo, mas as alterações decorrentes do tempo e da temperatura de estocagem são mais marcantes. O fluido ruminal é viável por nove horas quando estocado em banho-maria (38°C), duas horas sob temperatura ambiente e mostra-se inadequado após refrigeração ou congelamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Cecilia Martin, Universidade de São Paulo

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil.

Ayrton Rodrigo Hilgert, Universidade de São Paulo

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil.

Erica Cristina Bueno do Prado Guirro, Universidade Federal do Paraná

Profª, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Campus Palotina, Palotina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Martin, C. C., Hilgert, A. R., & Guirro, E. C. B. do P. (2018). Influência da alimentação, temperatura e tempo de estocagem sobre a viabilidade extracorpórea do fluido ruminal de bovinos. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1181–1188. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1181

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)