Ultramorfologia do trato digestivo de Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae) no final do desenvolvimento larval

Autores

  • Sheila Michele Levy Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria Ferreira Falleiros Universidade Estadual de Londrina
  • Flávio Moscardi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Elisa Aparecida Gregório Universidade Estadual Paulista
  • Luis Antônio Toledo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p313

Palavras-chave:

Microscopia eletrônica de varredura, Tubo digestivo, Lagarta-da-soja.

Resumo

O trato digestivo dos insetos constitui uma importante barreira físico-química natural contra invasão de patógenos. Algumas larvas de lepidópteros são consideradas pragas agrícolas potenciais e sua biologia tem recebido muita atenção; no entanto, pouco se sabe sobre a morfologia do sistema digestivo. A análise morfológica do trato digestivo de Anticarsia gemmatalis em nível ultraestrutural é um método bastante eficaz para o estudo dos seus mecanismos de defesa. Os materiais foram fixados (solução de glutaraldeído 2,5%; 0.1M tampão fosfato, pH 7.3), pós-fixados (tetróxido de ósmio 1% no mesmo tampão), desidratados em ponto crítico, recobertos com ouro e analisados ao microscópio eletrônico de varredura 515-Philips. O trato digestivo de A. gemmatalis consiste de um tubo retilíneo de diâmetro e comprimento variável, subdividido em três regiões: intestino anterior formado pela cavidade bucal, faringe, esôfago e papo; o intestino médio que é a região mais longa do trato digestivo, sem aparente diferenciação morfológica ao longo do comprimento; e o intestino posterior que é diferenciado em piloro, íleo, cólon, e reto. Embora a morfologia geral do trato digestivo de A. gemmatalis seja bastante semelhante ao de outras espécies de Lepidoptera, o arranjo anatômico das camadas musculares do papo difere do descrito para larvas destes insetos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sheila Michele Levy, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Dept. de Histologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brazil.

Ângela Maria Ferreira Falleiros, Universidade Estadual de Londrina

Docentes do Dept. de Histologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brazil.

Flávio Moscardi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa da Soja, Embrapa, Londrina, PR, Brazil.

Elisa Aparecida Gregório, Universidade Estadual Paulista

Docentes do Dept. de Morfologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Botucatu, SP, Brazil.

Luis Antônio Toledo, Universidade Estadual Paulista

Docentes do Dept. de Morfologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Botucatu, SP, Brazil.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Levy, S. M., Falleiros, Ângela M. F., Moscardi, F., Gregório, E. A., & Toledo, L. A. (2008). Ultramorfologia do trato digestivo de Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae) no final do desenvolvimento larval. Semina: Ciências Agrárias, 29(2), 313–322. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p313

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)