A importância dos animais de produção na infecção por Toxoplasma gondii no Brasil

Autores

  • Patricia Riddell Millar Universidade Federal Fluminense
  • Leila Gatti Sobreiro Universidade Federal Fluminense
  • Isabel Cristina Fábregas Bonna Fundação Oswaldo Cruz
  • Maria Regina Reis Amendoeira Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p693

Palavras-chave:

Toxoplasma gondii, Toxoplasmose, Animais de abate.

Resumo

A toxoplasmose é uma das infecções parasitárias mais prevalentes no homem e nos animais, e a sua transmissão tem sido usualmente atribuída à ingestão de carnes cruas ou mal cozidas, de animais de produção infectados, sendo a taxa de infecção destes animais de grande importância para o estudo desta protozoose. Em animais de produção tais como suínos, bovinos, ovinos e caprinos a infecção pelo T. gondii é comum e pode levar a problemas reprodutivos. Animais infectados possuem grande quantidade de cistos do parasita em variados órgãos e músculos e estes não são detectados durante a inspeção da carne nos abatedouros. Esta revisão enfatiza aspectos da protozoose em suínos, caprinos e ovinos, bovinos, eqüinos e aves visando esclarecer o potencial de cada espécie como fonte de infecção do parasita, principalmente no Brasil.

 

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Riddell Millar, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do programa de pós-graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e processamento Tecnológico de produtos de Origem Animal, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Leila Gatti Sobreiro, Universidade Federal Fluminense

Docente do programa de pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e processamento Tecnológico de produtos de Origem animal, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

 

 

 

 

Isabel Cristina Fábregas Bonna, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do programa de pós-graduação em pesquisa Clínica e Doenças Infecciosas do Instituto de pesquisa Clínica Evandro Chagas, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Regina Reis Amendoeira, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora Titular, chefe do Laboratório de Toxoplasmose, Departamento de protozoologia, Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Millar, P. R., Sobreiro, L. G., Bonna, I. C. F., & Amendoeira, M. R. R. (2008). A importância dos animais de produção na infecção por Toxoplasma gondii no Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 693–706. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p693

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)