Diversidade genética e genes de virulência em amostras de Streptococcus uberis isolados de mastite bovina

Autores

  • Rafael Ambrósio Loures Universidade Federal de Lavras
  • Ulisses de Pádua Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Glei dos Anjos de Carvalho-Castro Universidade do Vale do Rio Verde Três Corações
  • Gláucia Frasnelli Mian Universidade Federal de Lavras
  • Dircéia Aparecida da Costa Custódio Universidade Federal de Lavras
  • Juliana Rosa da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Geraldo Márcio da Costa Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0002-8113-8348

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2595

Palavras-chave:

Doenças de bovinos, Estreptococos ambientais, Infecções intramamárias, PFGE, Virulência bacteriana.

Resumo

A mastite é uma das doenças infecciosas mais onerosas em bovinos leiteiros em todos os continentes. Trata-se de uma doença de cunho multifatoral causada por diferentes microrganismos, incluindo vírus, leveduras, algas, parasitas e várias espécies de bactérias. Entre as bactérias, Streptococcus uberis destaca-se como um importante agente ambiental, responsável por uma grande variedade de infecções clínicas e subclínicas da glândula mamária, especialmente em sistemas de produção intensivos. Apesar da crescente importância de S. uberis na etiologia da mastite bovina, existem poucos estudos sobre a diversidade populacional e fatores de virulência deste patógeno em rebanhos leiteiros brasileiros.Os objetivos do presente estudo foram investigar as características de virulência e a epidemiologia molecular de S. uberis isolados de mastite bovina em rebanhos brasileiros, utilizando-se a PCR e a eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE). Para tal, 46 amostras de S. uberis isoladas de mastite bovina em 26 rebanhos leiteiros de uma mesma mesorregião brasileira foram avaliadas quanto à diversidade populacional por eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE), utilizando-se a enzima Smal. Além disso, foi realizada PCR para detectar os genes de virulência pauA e skc, que codificam ativadores de plasminogênio, e do gene sua, que codifica uma proteína de adesão às celulas epiteliais da glândula mamária. Nossos resultados mostraram uma alta diversidade genética na população estudada, com vários padrões de PFGE, e uma elevada frequência dos genes de virulência pesquisados: sua (100%), pauA (91%) e skc (91%). A alta frequência dos genes skc, pauA e sua sugere a importância destes fatores de virulência para S. uberis na colonização da glândula mamária bovina. Estudos moleculares e genéticos sobre este agente podem contribuir muito para melhorar o conhecimento sobre a patogenia, permitindo identificar moléculas que tenham papel relevante no estabelecimento da infecção, fornecendo informações importantes para a adoção de medidas mais eficazes para a prevenção e o controle da mastite bovina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Ambrósio Loures, Universidade Federal de Lavras

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Ulisses de Pádua Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Prof., Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Glei dos Anjos de Carvalho-Castro, Universidade do Vale do Rio Verde Três Corações

Pós-Doutoranda, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, Profª. Universidade do Vale do Rio Verde Três Corações, MG, Brasil.

Gláucia Frasnelli Mian, Universidade Federal de Lavras

Profª, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Dircéia Aparecida da Costa Custódio, Universidade Federal de Lavras

Bióloga, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Juliana Rosa da Silva, Universidade Federal de Lavras

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Geraldo Márcio da Costa, Universidade Federal de Lavras

Prof. Orientador, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Loures, R. A., Pereira, U. de P., Carvalho-Castro, G. dos A. de, Mian, G. F., Custódio, D. A. da C., Silva, J. R. da, & Costa, G. M. da. (2017). Diversidade genética e genes de virulência em amostras de Streptococcus uberis isolados de mastite bovina. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2595–2606. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2595

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>