Caracterização de propriedades edáficas em áreas sob manejo orgânico e natural na região serrana do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Sirgiane Vianna Cardozo Universidade Federal rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexandre Ravelli Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Arcângelo Loss Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p515

Palavras-chave:

Agricultura orgânica, Agricultura natural, Olericultura.

Resumo

Foram estudadas duas propriedades rurais em Nova Friburgo, RJ, com sistemas alternativos de produção, manejo orgânico e manejo natural do solo. O manejo natural difere do orgânico por não utilizar rotação de culturas e adubação orgânica com dejetos animais. As propriedades rurais apresentam classes de solos distintas, não sendo possível haver uma comparação entre os sistemas de manejo. O estudo teve como objetivo, avaliar o grau de modificação das propriedades edáficas em áreas submetidas aos manejos orgânico e natural. Em cada área foram coletadas amostras de terra sob áreas de cultivo e testemunha. No manejo natural, a testemunha foi uma área em pousio. No manejo orgânico, a testemunha foi uma área de floresta secundária. Os resultados mostraram que os teores de Ca, Ca + Mg, P e pH na área sob manejo natural, foram mais altos e estatisticamente significativos sob cultivo, quando comparados à área testemunha. Para o conteúdo de H + Al, os maiores valores ocorrem na área testemunha, em relação à área de cultivo. No sistema de manejo orgânico foram verificados maiores valores de Ca, Ca + Mg, Na, K e P na área sob cultivo, em todas as profundidades. No entanto, para H + Al e NO3 -, os maiores valores foram encontrados na área testemunha. Observou-se uma deterioração das propriedades físicas do solo (DMP e Ds) na área sob manejo natural. Em relação ao manejo orgânico, este beneficiou essas propriedades. As variáveis selecionadas e avaliadas por meio da análise de componentes principais serviu para discriminar as formas de manejo estudadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sirgiane Vianna Cardozo, Universidade Federal rural do Rio de Janeiro

Parte da tese de mestrado do primeiro autor apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo (CPGACS) – Universidade Federal rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – BR465 km 7 – Depto. De Solos, Seropédica-RJ. CEP 3890-000.

Alexandre Ravelli, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – BR465 km 7 – Depto. De Solos, Seropédica-RJ. CEP 3890-000.

Arcângelo Loss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – BR465 km 7 – Depto. De Solos, Seropédica-RJ. CEP 3890-000.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Cardozo, S. V., Pereira, M. G., Ravelli, A., & Loss, A. (2008). Caracterização de propriedades edáficas em áreas sob manejo orgânico e natural na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 515–528. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p515

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>