Frequência parasitológica em equídeos do sertão Pernambucano, Brasil

Autores

  • Clairton Bruno Rodrigues de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliano Martins Santiago Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marilene Maria de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge Eduardo Cavalcante Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3629

Palavras-chave:

Asininos, Caatinga, Equinos, Muares, Nematóides.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a frequência de parasitos gastrointestinais e pulmonar em equídeos criados no sertão pernambucano e também avaliar a influência das espécies equídeas, sistema de criação, faixa etária e frequência de vermifugação no grau de infecção. Foram coletadas 185 amostras fecais de forma aleatória em municípios do sertão pernambucano. Após coleta, o material foi submetido à análises copropararsitológicas qualitativas e números de ovos e larvas dos parasitos. Observou-se que os equinos apresentaram menor contagem de OPG que os asininos. Em relação aos sistemas de criação, equídeos mantidos a pasto apresentaram maior contagem de OPG que os animais criados confinados em baias. Além disso, potros com menos de um ano de idade apresentaram menor contagem de OPG que os animais na faixa etária entre um e dois anos e meio. Não houve diferença na contagem de OPG dos equídeos submetidos às diferentes frequências de vermifugação, e nos equinos e asininos a quantidade de larvas de parasito da subfamília Cyathostominae foi superior aos demais nematóides pesquisados. Concluiu-se que no sertão pernambucano a maioria dos equídeos apresenta cargas parasitárias leves a moderadas, com prevalência das subfamílias Cyathostominae e Strongylinae, não havendo nesta região infecção de equinos, asininos e muares por Dictyocaulus arnfieldi. Além disso, os asininos apresentam maiores cargas parasitárias que os equinos e o sistema extensivo, à pasto, apresenta maiores riscos de infecção por nematóides.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clairton Bruno Rodrigues de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE, Brasil.

Juliano Martins Santiago, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof., Serra Talhada, PE, Brasil.

Marilene Maria de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Profa, Serra Talhada, PE, Brasil.

Jorge Eduardo Cavalcante Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof., Unidade Acadêmica de Garanhuns, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Morais, C. B. R. de, Santiago, J. M., Lima, M. M. de, & Lucena, J. E. C. (2017). Frequência parasitológica em equídeos do sertão Pernambucano, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3629–3638. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3629

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)