Frações do carbono e fertilidade do solo afetados pelo preparo do solo e manejo da palhada da cana-de-açúcar em Argissolo Amarelo

Autores

  • Iara Maria Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Shirlei Almeida Assunção Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Pessim de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lúcia Helena Cunha dos Anjos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Eduardo Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2921

Palavras-chave:

Saccharum spp, Sistemas de preparo do solo, Manutenção da palhada.

Resumo

A mudança gradual nas práticas de manejo da cana de açúcar (Saccharum spp.) de colheita com queima de palha para o sistema de colheita sem queima, bem como o uso de preparo mínimo do solo durante a renovação do canavial, podem afetar a fertilidade do solo e o conteúdo de matéria orgânica do solo (MOS). Os objetivos específicos foram investigar a influência de sistemas de produção de cana-de-açúcar sobre: (1) os parâmetros de fertilidade do solo; (2) sobre as frações físicas do carbono; (3) e em frações de substâncias húmicas, em um experimento de longa duração, comparando dois tipos de preparo do solo e dois sistemas de manejo da palhada em Argissolo Amarelo, na região tabuleiros costeiros do Espírito Santo, Brasil. Os tratamentos consistiram de parcelas (preparo convencional (PC) e cultivo mínimo (CM)) e subparcelas (palha queimada e não queimada perante a colheita), com cinco repetições. Foram observados os maiores valores de Ca2+ + Mg2+ e carbono orgânico total (COT) no sistema de CM, em todas as camadas do solo, enquanto maiores valores de K+ foram observados na camada de 0,1-0,2 m. O PC associado a colheita com queima da palhada influenciou negativamente os valores de COT, especialmente nas camadas 0,1-0,2 e 0,2-0,4 m. O carbono na fração humina e o carbono associado aos minerais do solo foram significativamente diferentes entre os sistemas de preparo do solo; o CM apresentou valores mais elevados do que o PC. No entanto, não houve diferenças significativas entre o manejo da palhada da cana-de-açúcar. No geral, o fracionamento da MOS permitiu uma melhor compreensão dos efeitos dos sistemas de preparo do solo e manejo da palhada sobre as propriedades do solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iara Maria Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Shirlei Almeida Assunção, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Ana Paula Pessim de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dra, Pós-Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Lúcia Helena Cunha dos Anjos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Profa, Departamento de Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof., Departamento de Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Eduardo Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof., Departamento de Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Lopes, I. M., Assunção, S. A., Oliveira, A. P. P. de, Anjos, L. H. C. dos, Pereira, M. G., & Lima, E. (2017). Frações do carbono e fertilidade do solo afetados pelo preparo do solo e manejo da palhada da cana-de-açúcar em Argissolo Amarelo. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 2921–2932. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2921

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>