Efeito de raças em ensaios de preferência alimentar em cães

Autores

  • Carolina Pedro Zanatta Universidade Federal do Paraná
  • Diego Surek Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Larissa Wünsche Risolia Universidade Federal do Paraná
  • Ananda Portella Félix Universidade Federal do Paraná
  • Alex Maiorka Universidade Federal do Paraná
  • Simone Gisele de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2659

Palavras-chave:

Seleção de alimentos, Raças de cães, Concisão de escolha.

Resumo

Objetivando averiguar possíveis diferenças entre quatro raças de cães para concisão na escolha, concordância na preferência alimentar e número de escalas que melhor avalia a intensidade de concordância, foram avaliados 115 testes de preferência alimentar. Para cada teste foram usados 20 cães (oito Beagles, quatro Labradores, quatro Huskys Siberiano, e quatro Basset Hound) em dois dias de avaliação. Foram calculadas as medianas da diferença de consumo entre as duas rações no dia um, dois e no período total, para averiguar diferenças entre raças para concisão na escolha. O delineamento foi em blocos ao acaso e as medianas calculadas foram submetidas ao Teste de Friedmann. A análise de concordância e intensidade de concordância para preferência alimentar entre cada raça foi avaliada pelo Índice Kappa, por meio de duas escalas. Cães da raça Basset Hound foram os mais concisos na seleção quando na presença de mais de um alimento, enquanto Labradores foram os menos seletivos. Para delineamento de ensaios de preferência alimentar é indicado combinar as raças Husky Siberiano e Basset Hound, porém em testes separados, para evitar que uma anule a outra. Para aferição dos resultados é aconselhada a utilização de três escalas, a fim de se obter resultados mais confiáveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Pedro Zanatta, Universidade Federal do Paraná

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Diego Surek, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Analista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, Concórdia, SC, Brasil.

Larissa Wünsche Risolia, Universidade Federal do Paraná

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Ananda Portella Félix, Universidade Federal do Paraná

Profa, Departamento de Zootecnia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Alex Maiorka, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Zootecnia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Simone Gisele de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Profa, Departamento de Zootecnia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Zanatta, C. P., Surek, D., Risolia, L. W., Félix, A. P., Maiorka, A., & Oliveira, S. G. de. (2017). Efeito de raças em ensaios de preferência alimentar em cães. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2659–2668. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2659

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)