Resíduos da indústria de biscoitos e massas em dietas para tilápia-do-nilo

Autores

  • Deise Silva Costa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cláudia Maria Reis Raposo Maciel Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alaor Maciel Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Francisco Oliveira de Magalhães Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Gustavo César Bressan Smith Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcel José Martins dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luis Gustavo Tavares Braga Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2151

Palavras-chave:

Oreochromis niloticus, Alimento alternativo, Digestibilidade, Desempenho, Resíduo de macarrão.

Resumo

Objetivou-se determinar os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca (CDAMS), proteína bruta (CDAPB) e energia bruta (CDAEB) dos resíduos de biscoito de coco (RBC), biscoito doce (RBD) e macarrão (RM) para a tilápia-do-nilo e avaliar o desempenho destes alevinos alimentados com dietas contendo o resíduo com o maior valor nutritivo. No estudo de digestibilidade 72 juvenis (70,5±2,7g) foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e três repetições (12 peixes por repetição). A determinação dos CDA foi realizada pelo método indireto, com a utilização de 0,10% de óxido crômico (Cr2O3) como indicador. Para avaliação do desempenho 225 alevinos (3,4±0,5g) foram distribuídos em 15 tanques (150 L), compondo um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e três repetições. As dietas testes continham níveis de inclusão de 0, 4, 8, 12 e 16% do RBC. Os CDAMS, CDAPB, CDAEB para os resíduos foram respectivamente: 85, 88 e 86% para RBC; 32, 51 e 46% para RBD e 24, 31 e 26%, para RM. A inclusão do RBC afetou significativamente as variáveis: peso final, taxa de crescimento específico e taxa de retenção proteica, assim como os valores da composição da carcaça para matéria seca, matéria mineral, energia bruta e extrato etéreo. O RBC apresenta melhor digestibilidade em relação aos demais resíduos testados, podendo substituir o farelo de milho em até 11,62%, melhorando o desempenho dos peixes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deise Silva Costa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil.

Cláudia Maria Reis Raposo Maciel, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Profa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Campus Universitário “Juvino Oliveira”, Itapetinga, BA, Brasil.

Alaor Maciel Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Prof., Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Campus Universitário “Juvino Oliveira”, Itapetinga, BA, Brasil.

Francisco Oliveira de Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Campus Universitário “Soane Nazaré de Andrade”, Ilhéus, BA, Brasil.

Gustavo César Bressan Smith, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pesquisador. Aquanut, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil.

Marcel José Martins dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Campus Universitário “Soane Nazaré de Andrade”, Ilhéus, BA, Brasil.

Luis Gustavo Tavares Braga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Campus Universitário “Soane Nazaré de Andrade”, Ilhéus, BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Costa, D. S., Maciel, C. M. R. R., Maciel Júnior, A., Magalhães Júnior, F. O. de, Smith, G. C. B., Santos, M. J. M. dos, & Braga, L. G. T. (2017). Resíduos da indústria de biscoitos e massas em dietas para tilápia-do-nilo. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 2151–2162. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2151

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)